Representantes de mais de 60 sindicatos, movimentos sociais e coletivos estudantis se reuniram na noite desta segunda-feira (24) na sede do APP-Sindicato, em Curitiba, para debater as mobilizações sociais e definir o rumo dos protestos que devem acontecer na cidade nos próximos dias. Foi marcado um ato unificado para o próximo sábado (29), na Boca Maldita, às 10h.
O evento, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas, elencou pautas que devem constar nos próximos manifestos. A reivindicação central continua voltada ao transporte público. Apesar de o prefeito Gustavo Fruet ter anunciado, na última quinta-feira (20), a redução da tarifa para R$ 2,70 a partir de julho, os movimentos entendem que a medida não é suficiente.
Outras bandeiras, no entanto, também foram levantadas na plenária. As principais são: reforma política; reforma agrária; redução da jornada de trabalho para 40 horas; não aprovação do PL 4330/04 (que amplia o alcance das terceirizações no Brasil); e democratização dos meios de comunicação.
"É essencial continuar levando o povo para a rua, os atos públicos vão continuar acontecendo", defende André Machado, dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba. "Mas a mobilização, especialmente a partir de agora, deve ser organizada. Com pautas mais bem definidas, as pessoas saberão melhor em que se engajar", afirma o sindicalista.
A Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba, que organiza os protestos específicos para o tema, também se reuniu nesta segunda-feira, na Praça Oswaldo Cruz. Mais de 150 pessoas participaram. Os organizadores marcaram uma assembleia para esta terça-feira (25), às 19h, na Reitoria da UFPR. Nesta reunião, deve ser definida a data do próximo ato público.
Uma das integrantes do movimento, Clarissa Viana, ressalta que o movimento é aberto. "No debate de hoje havia pessoas de vários setores, interessadas no debate sobre o transporte público. A organização é horizontal e toda a população é convidada a tomar parte", convoca.
Eventos
Quatro eventos diferentes ligados aos protestos dos últimos dias acontecem nesta segunda-feira (24) em Curitiba. Duas manifestações foram marcadas nas praças Rui Barbosa, a partir das 18 horas, e 19 de Dezembro (do Homem Nu), a partir das 17 horas. Além disso, duas assembleias coletam impressões de pessoas e grupos que integram os atos. Elas ocorreram na Praça Oswaldo Cruz e na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).