Foi criada em Curitiba a primeira delegacia do Brasil especializada em crimes contra a saúde e acidentes de trabalho. O Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Saúde (Nucrisa), como foi chamado, vai concentrar as investigações sobre este tipo de delito que antes eram realizadas por delegacias comuns. Para o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a demanda para atender a este tipo de crime é muito alta, mas não havia estrutura para efetuar as investigações. "A unidade vai atender com exclusividade e mais eficiência a esses casos", afirmou.

CARREGANDO :)

O Nucrisa foi apresentado oficialmente ontem, mas o trabalho especializado já vinha sendo desenvolvido em caráter experimental desde março. A delegada coordenadora do Nucrisa, Paula Christiane Brisola, conta que já foram abertos pelo menos 50 inquéritos policiais, e nas próximas semanas o núcleo deve assumir outros 400 casos que estão distribuídos em delegacias de Curitiba.

"Os crimes mais comuns são os de acidentes de trabalho, mas existem casos de erros médicos, negligência, imperícia, que acabam causando não apenas problemas de saúde, mas a morte do paciente", explicou. Além disso, o Nucrisa vai investigar também casos de médicos que fazem cobranças a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Publicidade

A princípio, o núcleo vai contar com uma equipe formada pela delegada, um escrivão e dois investigadores. O primeiro trabalho oficial da nova delegacia foi a autuação de uma médica, proprietária de uma clínica de estética no bairro Água Verde. O estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária porque cirurgias plásticas eram feitas ilegalmente. O local funcionava em desacordo com as normas de saúde, não tinha estrutura física adequada para cirurgias e nem licença da prefeitura para atuar no ramo. A proprietária foi autuada por lesão corporal e responderá a inquérito policial.

Serviço: O Nucrisa recebe denúncias sobre crimes contra a saúde e acidentes de trabalho pelo telefone (41) 3250-4859.