O aniversário de 322 anos de Curitiba, no próximo domingo (29), será marcado por diversas atividades por toda a cidade. A festa principal será no Parque Barigui, onde será servido o tradicional bolo gigante. A prefeitura também preparou uma surpresa para o domingo na Praça de Bolso do Ciclista, mas por enquanto não anunciou o que será. A programação para celebrar a data também se estende para os bairros Cajuru, Fazendinha, Boqueirão e Centro.
A programação começa nesta quinta-feira (26), com a apresentação do documentário Traço Concreto na Praça de Bolso do Ciclista, no Centro, às 20 horas. Em seguida, haverá um debate com o arquiteto Lolo Cornelsen. No mesmo dia começa a preparação do tradicional bolo que será servido no domingo na festa no Parque Barigui. Neste ano, o confeito passou de 550 quilos para 600 quilos, sendo 67 quilos de frutas, 130 litros de chantilly e 60 litros de calda. O presente é dado pelo Sindicato de Panificação do Paraná há 13 anos e já se tornou tradição na cidade. “Os curitibanos podem aguardar uma boa surpresa na decoração do bolo. Teremos grafiteiros que ajudarão no trabalho visual e também uma pintura em homenagem a Curitiba”, adianta Vilson Felipe Borgmann, presidente do sindicato. “O bolo é um carinho, um agradecimento pelo prestígio que os curitibanos dão às padarias nos 365 dias do ano.”
A festa principal começa às 10 horas da manhã de domingo no Parque Barigui e segue até as 17 horas. O tradicional “parabéns” e a distribuição de bolo estão previstas para as 16 horas, segundo a prefeitura. O público vai poder se divertir com atividades artísticas, esportivas e culturais. Entre as atrações estão brinquedos infláveis, camas elásticas, jogos gigantes como dama, trilha, ludo e outros; mini esportes, escalada, slack line e atividades de artesanato. Os curitibanos poderão ainda achar serviços e orientação organizados pelas secretarias do Abastecimento, Trabalho, da Mulher e da Educação.
Nem os pets foram esquecidos. Haverá microchipagem gratuita de cães e gatos no domingo.
Aquele abraço
Curitiba também vai ganhar um abraço coletivo simbólico no domingo para chamar a atenção para a crise hídrica que atinge os estados do Sudeste. A ideia surgiu do Rotary Club Parque Barigui e também faz parte das comemorações dos 110 anos do Rotary Internacional. A concentração começará às 8 horas no antigo Parque Alvorada e a caminhada no entorno do lago tem previsão de iniciar às 10 horas. “Precisamos juntar de 4 a 5 mil pessoas para poder formar um círculo e dar o abraço simbólico. Dessa forma, chamamos a atenção da comunidade e das autoridades para a conscientização do uso da água e a crise que atinge os estados do Sudeste”, explica José Geraldo Zanella, presidente do Clube Rotary Parque Barigui.
Confira a programação para os 322 anos de Curitiba: