Quase 50 mil passageiros de 15 linhas de ônibus de Curitiba devem ser beneficiadas diretamente com a nova faixa exclusiva para o transporte coletivo que começou a funcionar nesta quinta-feira (31). O trecho se estende por 1,9 km, entre a Rua Chile, no Prado Velho, e a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe, no centro da cidade.
Veja o infográfico da nova faixa exclusiva
Somada às outras três faixas exclusivas já existentes, sobe para 61 o número de linhas que trafegam por essas faixas. A estimativa é de que 207 mil usuários são beneficiados com a medida.
Linhas de ônibus atendidas pela nova faixa exclusiva:
Convencionais: Santa Bárbara,Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Canal Belém
Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.
A fiscalização começa no dia 14 de abril. Até lá, os agentes de trânsito vão atuar na orientação aos motoristas.
As faixas exclusivas resultam em uma redução média de 30% no tempo de viagem no trecho, segundo estimativas da prefeitura. Esse é o principal argumento do prefeito Gustavo Fruet para justificar o projeto, que é questionado por parte dos motoristas que trafegam pelo centro da cidade. “O tempo de deslocamento é um atrativo grande para escolher o ônibus . Temos que responder a seguinte pergunta: precisamos transportar mais carro ou mais pessoas?”, ressalta o prefeito.
Segundo ele, é necessário que as pessoas tenham mudanças de hábitos para passar a usar mais o transporte coletivo. “Curitiba não foi projetada para ter quase um carro por habitante. Curitiba é uma cidade de porte grande que absorve o transporte de outras cidades”, afirma Fruet.
Funcionamento
Em função do grande número de veículos, incluindo ônibus, que fazem conversões neste trecho, a faixa exclusiva será interrompida na quadra entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava. A faixa exclusiva da Conselheiro Laurindo está no trajeto de linhas como o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho; Aeroporto e Boqueirão/Centro Cívico.
Ao longo do percurso, como já acontece nas demais faixas exclusivas, haverá acessos aos motoristas de carros particulares que fazem conversões à direita. Entre as ruas que fazem cruzamento com a Conselheiro Laurindo, neste trecho, estão a Baltazar Carrasco dos Reis, Brasílio Itiberê, Getúlio Vargas, Silva Jardim e Nilo Cairo.
Com a nova faixa, os ônibus de Curitiba já contam com quase seis quilômetros de vias exclusivas, sem contar os 91 quilômetros das canaletas do sistema Expresso. São 2,5 quilômetros na Avenida XV de Novembro e cerca de 1,5 quilômetro na Marechal Deodoro e Desermbargador Westphalen.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião