O curitibano mais atento aos comerciais da televisão tem reparado nos últimos dias que a cidade acaba de ganhar quatro novos personagens que provavelmente vão se incorporar ao cotidiano dos cidadãos. Em uma propaganda televisiva, um integrante da Família Folhas, criada há mais de uma década para incentivar as pessoas a separar o lixo reciclável, apresenta seus novos colegas nessa empreitada: Papelucho, Plastilde, Vidrovaldo e Ed Metal.

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Os personagens fazem parte de uma campanha publicitária promovida pela prefeitura para relançar o programa Lixo Que Não É Lixo, criado em 1989. O objetivo é ampliar ainda mais a separação de materiais recicláveis. Hoje, Curitiba separa pouco menos de 24% das 2.340 toneladas de lixo que produz diariamente (precisamente, são 554 toneladas de materias recicláveis separados). Mas, com a contribuição da população, a reciclagem poderia aumentar consideravelmente, pois muito papel, plástico, metal e vidro ainda é colocado no lixo juntamente com os restos de comida. "Fizemos um estudo de tudo o que entra no aterro [da Caximba, para onde é levado o lixo da cidade] e constatamos que a separação poderia ser de 38%", diz Marilza Oliveira Dias, assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba.

Esta primeira fase da campanha publicitária, lançada no último domingo, vai durar um mês – período durante o qual haverá inserções diárias no rádio e na televisão, além de anúncios na mídia impressa, da colocação de cartazes em ônibus e nos pontos de ônibus, de outdoors e da distribuição de cartilhas. O custo da campanha não foi informado pela prefeitura.

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