Na disputa com 5.565, Curitiba trouxe para casa o título de Melhor Cidade do Brasil. O prêmio foi concedido pela Agência Classificadora Austin Ratings e pela revista IstoÉ, após análise de 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital, com especial atenção à igualdade de oportunidades para os habitantes das cidades. Apenas cinco municípios brasileiros não participaram do levantamento.
O prefeito Gustavo Fruet, que recebeu o prêmio na noite de quinta-feira (17), atribuiu a vitória ao sucesso das políticas públicas implementadas pelo município. Curitiba conquistou ainda o prêmio de Melhor Cidade de Grande Porte (acima de 200 mil habitantes) e de Melhor Cidade no quesito Mercado de Trabalho.
Para chegar ao resultado, a agência classificadora agregou os 212 indicadores em quatro grandes grupos – Indicadores Fiscais, que incluem a capacidade de arrecadação, aplicação na saúde e educação e execução do orçamento; Indicadores Econômicos, que abrangem padrão de vida dos moradores e mercado de trabalho; Indicadores Sociais, que englobam educação, habitação, saúde e qualidade de vida; e Indicadores Digitais, que observam aspectos como acesso digital ao conhecimento.
Destaques
Fruet destacou alguns programas municipais durante a premiação, que tornam Curitiba “mais humana, inclusiva e inteligente”, entre eles o Consultório de Rua, que oferece atendimento médico e odontológico a moradores de rua; e o Condomínio Social, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade até que consigam emprego e manter moradia própria.
O prefeito ainda listou o Nossa Feira, que oferece mais de 30 variedades de frutas e verduras a preço único de R$ 1,79 por quilo, promovendo economia de até 40% para a população e projetos como o “semáforo inteligente”, que permite que idosos e pessoas com mobilidade reduzida ampliem o tempo para atravessar as ruas.
Metodologia
A metodologia utilizada pela Austin Rating é o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores de forma quantitativa e qualitativa. As informações foram extraídas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora