Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
urbanismo

Curitiba ganha três ruas de lazer neste fim de semana

A Rua São Francisco é uma das vias que será fechada para o tráfego. | Antônio More/Gazeta do Povo
A Rua São Francisco é uma das vias que será fechada para o tráfego. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e associações de moradores vai permitir, a partir deste fim de semana, que o fluxo de veículos em alguns pontos da capital paranaense seja interrompido para que as pessoas aproveitem as vias públicas para o lazer. A ideia é que, tal qual antigamente, as ruas sejam tomadas pelas brincadeiras dos pequenos.

As três primeiras ruas de lazer vão funcionar no Sítio Cercado, no Cajuru e no Centro. A meta é lançar uma por regional, a fim de proporcionar a ocupação do espaço público pela população. A iniciativa faz parte das comemorações dos 322 anos de Curitiba.

Segundo a prefeitura, um estudo foi feito para verificar a viabilidade de se interromper o fluxo de veículos no fim de semana e no horário escolhido pelas pessoas de cada bairro, de acordo com a necessidade de cada regional. No Cajuru, por exemplo, as ruas de lazer vão funcionar aos sábados, das 12 às 17 horas, enquanto que no Sítio Cercado o horário é das 14 às 17 horas. Já na Rua São Francisco, no Centro, as atividades ocorrem aos domingos, das 10 às 17 horas. Esse horário, aliás, foi escolhido pelos moradores levando em consideração o aspecto boêmio da região, especialmente nos fins de semana.

A programação das atividades será decidida pelas associações de moradores, com base em sugestões da Secretaria de Esporte e Lazer. No Cajuru, haverá também aulas de capoeira, dança e música, que são frutos de um projeto realizado há 10 anos pela associação de moradores local.

Parceria

A criação das ruas de lazer é uma ideia já implementada por cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Na capital paulista, as ruas são regulamentas por leis e decretos municipais desde 1999. Por aqui, o destaque é a parceira do poder público com a população. “Buscamos um envolvimento da sociedade na execução das políticas públicas. São as associações que vão gerir a execução dessas ruas”, explica Aluisio de Oliveira Dutra Junior, secretário de Esporte e Lazer.

“O bacana do projeto é que ele é autossustentável, gerido por nós. Por isso estamos em busca de parcerias para que as ruas sejam um espaço permanente de lazer para as crianças”, diz Janaína da Luz, presidente da Associação dos Moradores da Vila São João Del Rey, no Cajuru.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.