A Prefeitura de Curitiba começa, nesta quinta-feira (24), a testar um projeto-piloto de pagamento do estacionamento rotativo (EstaR). Trata-se de um aplicativo que permite ao usuário comprar créditos de estacionamento por meio de celulares ou tablets. O teste será feito ao longo de 90 dias, em sete trechos do Centro Cívico. Os tradicionais cartões de EstaR continuam sendo vendidos normalmente.
Posteriormente, outro modelo desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também será avaliado. Feitos pelas empresas e sem custos ao município, os testes devem nortear o modelo ideal para a cidade, que será contratado por meio de licitação no ano que vem. "São projetos-piloto que foram aprovados por uma comissão [da Secretaria Municipal de Trânsito] para que Curitiba e o cidadão avalie se é disso que a cidade precisa", disse a secretária Luiza Simonelli.
O aplicativo
O aplicativo que começa a ser testado foi desenvolvido pela empresa israelense Pango Mobile Parking. Para utilizá-lo, o usuário precisa baixar o sistema (no www.mypango.com.br). A partir de então, o cidadão tem dois modos para comprar os créditos de EstaR: pré-pago ou pelo cartão de crédito.
O modelo digital ajuda o motorista a localizar as vagas disponíveis. O usuário cadastrado informa ao sistema pelo próprio aplicativo, por SMS ou por call center - que estacionou e o horário que começou a utilizar a vaga. Quando estiver prestes a vencer a hora, o aplicativo envia uma notificação ao cidadão, que pode renovar o estacionamento por mais uma hora.
A fiscalização também será feita de forma eletrônica. Os agentes de trânsito digitarão em tablets o placa do veículo estacionado. A partir disso, o sistema informa se o dono se cadastrou para utilizar a vaga e se está pagando corretamente o EstaR. Se o veículo estiver estacionado irregularmente, outro equipamento também conectado ao dispositivo imprime uma notificação de trânsito.
Segundo o diretor da Pango no Brasil, Daniel Cândido, o aplicativo testado em Curitiba já é usado em mais de 50 cidades, de cinco países diferentes. A capital paranaense é a primeira cidade brasileira a testar o modelo desenvolvido pela empresa israelense.
Veja os trechos que estão sob teste:
- Marginais da Avenida Cândido Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira das Costas (nos dois lados da via).
- Rua Senador Xavier, entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Mateus Leme (nos dois lados da via).
- Rua João XXIII, do início da Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da via).
- Rua Dr. Roberto Barrozo, entre Euclides Bandeira e Avenida Cândido de Abreu (nos dois lados da via).
- Rua Comendador Fontana, entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Marechal Hermes (lado esquerdo da rua).
- Rua da Glória, entre Rua Acyr Cmardo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua).
- Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).