A Prefeitura de Curitiba começa, nesta quinta-feira (24), a testar um projeto-piloto de pagamento do estacionamento rotativo (EstaR). Trata-se de um aplicativo que permite ao usuário comprar créditos de estacionamento por meio de celulares ou tablets. O teste será feito ao longo de 90 dias, em sete trechos do Centro Cívico. Os tradicionais cartões de EstaR continuam sendo vendidos normalmente.
INFOGRÁFICO: Veja como funciona o Pango Mobile Parking
Posteriormente, outro modelo desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também será avaliado. Feitos pelas empresas e sem custos ao município, os testes devem nortear o modelo ideal para a cidade, que será contratado por meio de licitação no ano que vem. "São projetos-piloto que foram aprovados por uma comissão [da Secretaria Municipal de Trânsito] para que Curitiba e o cidadão avalie se é disso que a cidade precisa", disse a secretária Luiza Simonelli.
O aplicativo
O aplicativo que começa a ser testado foi desenvolvido pela empresa israelense Pango Mobile Parking. Para utilizá-lo, o usuário precisa baixar o sistema (no www.mypango.com.br). A partir de então, o cidadão tem dois modos para comprar os créditos de EstaR: pré-pago ou pelo cartão de crédito.
O modelo digital ajuda o motorista a localizar as vagas disponíveis. O usuário cadastrado informa ao sistema pelo próprio aplicativo, por SMS ou por call center - que estacionou e o horário que começou a utilizar a vaga. Quando estiver prestes a vencer a hora, o aplicativo envia uma notificação ao cidadão, que pode renovar o estacionamento por mais uma hora.
A fiscalização também será feita de forma eletrônica. Os agentes de trânsito digitarão em tablets o placa do veículo estacionado. A partir disso, o sistema informa se o dono se cadastrou para utilizar a vaga e se está pagando corretamente o EstaR. Se o veículo estiver estacionado irregularmente, outro equipamento também conectado ao dispositivo imprime uma notificação de trânsito.
Segundo o diretor da Pango no Brasil, Daniel Cândido, o aplicativo testado em Curitiba já é usado em mais de 50 cidades, de cinco países diferentes. A capital paranaense é a primeira cidade brasileira a testar o modelo desenvolvido pela empresa israelense.
Veja os trechos que estão sob teste:
- Marginais da Avenida Cândido Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira das Costas (nos dois lados da via).
- Rua Senador Xavier, entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Mateus Leme (nos dois lados da via).
- Rua João XXIII, do início da Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da via).
- Rua Dr. Roberto Barrozo, entre Euclides Bandeira e Avenida Cândido de Abreu (nos dois lados da via).
- Rua Comendador Fontana, entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Marechal Hermes (lado esquerdo da rua).
- Rua da Glória, entre Rua Acyr Cmardo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua).
- Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).
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