O espírito natalino já toma conta das ruas de Curitiba e dos municípios da região metropolitana. São apresentações musicais, carreatas, missas, concertos, peças teatrais e feiras – alguns sendo realizados mesmo antes de dezembro começar. Tudo isso faz da capital e das cidades vizinhas o cenário perfeito para quem deseja cantar, rezar e se emocionar.

CARREGANDO :)

Dentre as inúmeras apresentações de que Curitiba é palco, algumas se tornaram tradição. Outras são cartão-postal. É o caso do coral do Palácio Avenida, que há 15 anos apresenta um show regado a cores, música e emoção. Este ano, 160 crianças e adolescentes participam do espetáculo, que tem a participação do ator Antônio Fagundes (leia mais ao lado).

Na Praça Santos Andrade – outro ponto de grande visitação no Natal de Curitiba – , acontece, a partir do dia 9, às 20h30, o espetáculo "A Fábrica de Brinquedos", que mostra o dia-a-dia de um fábrica de brinquedos onde os funcionários são duendes.

Publicidade

Para quem pretende prestigiar tanto o Coral do HSBC como as apresentações na Praça Santos Andrade, as dicas da Polícia Militar vão desde não levar objetos de valor, até cuidar muito bem dos filhos, que devem estar identificados com nome e telefone dos pais. Quem vai de carro deve chegar ao menos uma hora antes (o show começa às 21 horas), pois os estacionamentos próximos costumam ficar lotados. Não haverá ônibus especiais, então, o jeito é sair mais cedo de casa mesmo. Cartões de crédito, pacotes de presentes e bolsas também não devem ser levados.

Solidariedade

A prefeitura de Curitiba também preparou uma programação especial para o "Natal Encantado". Com um custo de R$ 1,5 milhão e mais de 100 pessoas envolvidas nos preparativos, o projeto já tem programação definida (veja no quadro) e espera resgatar a emoção do Natal, motivando a solidariedade entre as pessoas.

As nove Ruas da Cidadania e regionais administrativas da prefeitura municipal serão pontos de referência para a doação de brinquedos. A Fundação de Ação Social (FAS) está recolhendo doações, que serão entregues à população carente no dia 17 de dezembro, quando será realizada uma grande festa natalina no Parque Barigüi, com corais, concerto e show pirotécnico.

Além dos eventos fixos, o projeto prevê a realização de blitzes nas ruas da cidade para a distribuição de sachês para automóveis, com o "cheirinho do Natal". Haverá também o tradicional concurso de decoração de casas e ruas, que a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) relança neste ano.

Publicidade