Controle é feito por meio de um aparelho no painel do carro| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Usuário prefere pagar por fração de tempo

Todos os 161 usuários de EstaR que participaram de uma pesquisa no fim de agosto apontaram que gostariam de pagar o estacionamento rotativo de forma fracionada (proporcionalmente ao período que ocupou a vaga). Hoje, a cobrança é feita por hora cheia. A pesquisa foi feita a pedido da Pango, empresa israelense que desenvolveu um aplicativo por meio do qual é possível comprar virtualmente créditos de EstaR. O dispositivo está em fase de testes, no Centro Cívico. A sondagem apontou que 13% dos entrevistados (21 pessoas) eram usuários do sistema Pango. Destes, 80% (10 pessoas) revelaram nunca ter tido dificuldade em lidar com o sistema. "Todo mundo está aprovando o nosso sistema. Então, tem tudo para ­­esse ser o sistema escolhido por Curitiba", diz o porta-voz da Pango, Daniel Cândido.

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Uma nova tecnologia para pagamento e controle do estacionamento rotativo (EstaR) de Curitiba começou a ser testada ontem. O sistema inclui um aparelho eletrônico – chamado Unidade Veicular (UV) – que o motorista deixa sobre o painel do carro quando usa uma vaga. Assim que ele é acionado, o visor mostra há quanto tempo o veículo está estacionado e o código de cadastro, por meio do qual os agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) fazem a fiscalização. O sistema será testado por 90 dias em 600 vagas em 11 vias do Bigorrilho, no entorno do Hospital Evangélico.

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No período de testes, os aparelhos serão cedidos em comodato aos usuários pela C-Park, empresa paranaense que desenvolveu o sistema. Para isso, o motorista precisa fazer um cadastro em tendas instaladas na Praça Alfredo Andersen (na frente do Evangélico). As compras dos créditos eletrônicos de EstaR também serão feitas nesse local. Se o sistema for aprovado e implantado pela prefeitura, os curitibanos terão de comprar os terminais, a preço ainda não definido.

"Apesar da alta tecnologia embarcada, é um equipamento de baixo custo e bastante seguro", diz o diretor-administrativo da C-Park, Leandro Valter Berres, que evitou falar em valores. Para a empresa, as principais vantagens do sistema UV são a comodidade que oferece aos usuários e a facilidade de operar o aparelho. O motorista pode comprar até 99 horas de estacionamento e o dispositivo avisa quando os créditos estão acabando.

"Nós desenvolvemos um formato que atende as necessidades do curitibano e que, sobretudo, trouxe mais facilidade e praticidade ao processo", avalia Berres. Mesmo na fase de testes, os tradicionais cartões de EstaR continuam valendo.

Essa é a segunda tecnologia de EstaR avaliada em Curitiba. No fim de julho, a Setran começou a experimentar o Pango, um aplicativo de celular por meio do qual o usuário pode comprar créditos e informar o local em que estacionou. Um terceiro modelo (com sensores de pavimento) deve ser testado ainda neste ano. "Vamos ver o que melhor se adapta ao que Curitiba precisa", define Márcio de Souza, coordenador de fiscalização eletrônica da Setran.

Após o resultado dos testes, a Setran deve elaborar um edital de licitação para contratar uma empresa para explorar o serviço, conforme o modelo considerado mais adequado. A secretaria também vai avaliar se manterá o modelo atual, no qual o EstaR é controlado por meio dos cartões de papel.

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