A população de Curitiba conta a partir desta sexta-feira (24) com uma nova opção para fazer o teste de HIV. Um aplicativo móvel, desenvolvido para o projeto “A Hora É Agora – Testar nos Deixa Mais Fortes”, do Ministério da Saúde, tem como objetivo ampliar o acesso de jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral. Através deste novo canal, a população-alvo do projeto pode solicitar o kit de autotestagem para o HIV também por meio do aparelho celular. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente pelas plataformas Android e iOS (Apple). Somente indivíduos do sexo masculino maiores de 18 anos e residentes em Curitiba poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.
Ao baixar o app, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e retirá-lo na Farmácia Popular do Centro de Curitiba ou recebê-lo pelos Correios. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis. O teste oral é validado para uso no Brasil desde dezembro de 2013. É rápido, confiável e confidencial, e sua execução é muito simples. No entanto, a medida ao mesmo tempo que amplia o acesso ao teste, pode trazer impactos negativos em quem for se submeter ao exame.
Segundo a psicóloga Karlesy Stamm, que atende portadores do HIV, não é aconselhável realizar o autoteste sozinho. “Se der um falso positivo, a pessoa pode ficar desesperada. Não ter ninguém ao lado pode ser complicado para determinadas pessoas. Ao contrário do teste rápido, realizado em uma unidade de saúde, não haverá um profissional para orientar essa pessoa”, ressalta a profissional. Apesar disso, ela reconhece os benefícios do programa ao garantir o anonimato de quem realizar o exame.
Porém, o diretor executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, rechaça qualquer “risco” ao se ler o resultado do teste sozinho. Essa ideia, segundo ele, já foi superada. “Nesse programa há um telefone que a pessoa pode ligar 24 horas para informar o resultado. Não tem porque se desesperar. O tratamento hoje é muito mais avançado. O objetivo é que, se der positivo, o tratamento comece o quanto antes”, ressalta.
Pioneira
Curitiba é a primeira cidade do país a ter o aplicativo integrado ao programa “A Hora é Agora” pelo fato de ser a cidade escolhida para o desenvolvimento do projeto-piloto do Ministério da Saúde. O projeto foi lançado na capital do estado em novembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção, ou seja, os jovens gays e outros HSH. O projeto ainda faz uso de outras abordagens junto à população-alvo, entre elas a testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios; no Grupo Dignidade – organização não governamental de promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT) –; e pela plataforma virtual , lançada em fevereiro deste ano.
O projeto oferece referência ao sistema público de saúde de Curitiba, com acompanhamento de um educador de pares (entre pessoas com vivências e experiências semelhantes) pelos primeiros três meses após o diagnóstico.
Aplicativo ‘A Hora é Agora’
Disponível nas plataformas Android e iOS. Os kits de testagem podem ser enviados aos interessados por correio ou retirados no endereço abaixo:
Farmácia Popular
Rua Cândido Lopes, n.º 208, Centro
De segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Mais Informações: https://www.ahoraeagora.org