O resultado do cadastramento escolar na rede municipal de ensino – realizado pelos pais em julho deste ano – para os estudantes que ingressarão nas turmas de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental em 2016 foi divulgado pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba nesta terça-feira (17). As famílias têm até sexta-feira (20) para efetuarem a matrícula das crianças nascidas nos anos de 2010, 2011 e de 1º de janeiro até 31 de março de 2012.
As crianças devem ser matriculadas diretamente nas unidades indicadas pela secretaria. Os endereços das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão disponíveis no site: www.cidadedoconhecimento.org.br.
Para os alunos que ainda não foram cadastrados ou que entrarão em outros anos do ensino fundamental, haverá um segundo período de matrículas entre os dias 1º a 17 de dezembro ou a partir de 11 de fevereiro, diretamente nas escolas e CMEIs onde as famílias tiverem o interesse pela vaga.
De acordo com a secretaria, a primeira etapa de cadastramento realizada em julho foi adotada para planejar e organizar o atendimento na rede municipal para o ano que vem e a segunda fase de matrícula complementa todo o processo. Durante a inscrição, as famílias indicaram três opções de unidades escolares e a prefeitura distribuiu as vagas de acordo com a localização em que a cada criança reside, para que os alunos estudem o mais próximo possível. Se houver necessidade de mudança para outras unidades, os pais devem procurar o núcleo regional de educação do local para o qual desejam fazer a transferência. Os pedidos de mudança podem ser realizados nos dias 24 e 25 de novembro para as crianças de pré-escola e entre os dias 26 e 27 para os alunos que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental.
Vagas
De acordo com a pasta, Curitiba está preparada para atender a demanda total de alunos em idade pré-escolar. Cerca de 4.326 crianças de até 5 anos estavam fora da rede municipal de ensino e ingressarão em 2016, contando com os estudantes já matriculados na rede, o número total será de 19.002 alunos.
A prefeitura expandiu o número de vagas para a educação infantil, que terá um aumento em fevereiro de 2016 de quase 25% em relação ao ano de 2015. A secretaria promete que haverá mais quatro mil vagas abertas com a conclusão das obras de novos CMEIs. “Significa que teremos ampliado em 33,35% nossa capacidade de atendimento em relação a este ano, como resultado de um rigoroso cruzamento de dados a partir da demanda manifesta”, comenta a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Para maiores informações, as famílias podem se dirigir ao Núcleo de Educação da regional Matriz, localizado no centro de Curitiba, na Rua Dr. Faivre nº 398, ou nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. O horário de atendimento é das 8h às 18h.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião