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Com a exclusão do metrô do PAC da Copa, Curitiba poderá incluir outras obras no programa. Na próxima segunda-feira, em uma reunião em Brasília, a cidade deve apontar as prioridades. Uma reunião realizada ontem à tarde, porém, já definiu que o município vai solicitar a inclusão de três projetos: revitalização da rodoviária, recuperação e ampliação da malha cicloviária e continuidade da Linha Verde até o Contorno Sul. O martelo deve ser batido pelo presidente Lula até 15 de janeiro.

Três obras curitibanas já es­­tão confirmadas dentro do PAC da Copa, até o momento – revitalização da Avenida Cândido de Abreu, da Comendador Fran­co (Avenida das Torres) e im­­plantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Juntas, elas somam R$ 178 milhões. As outras três obras que devem ser incluídas na lista custarão mais R$ 75 milhões. Com a exclusão do metrô, ainda, outras obras que contemplem a região me­­tropolitana de Curitiba podem ser incluídas pelo governo estadual, segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Pla­ne­jamento de Curitiba (Ippuc), Clé­­ver Teixeira de Almeida.

Pelos planos da prefeitura, a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será revitalizada para receber o Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico. Um calçadão, com áreas de convivência e para quiosques de café, também será feito entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete.

Na Avenida das Torres, as torres devem ser retiradas e a via, revitalizada. Já o SIM deve ajudar na melhoria do transporte público, com prioridade dos ônibus nos semáforos. O SIM inclui, ainda, uso de câmeras de circuito fechado para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real, painéis eletrônicos para informar aos motoristas as condições das principais vias e novo sistema de informação aos passageiros.

Para a rodoviária, a ideia é aplicar os recursos na reforma da edificação, na melhoria da acessibilidade e dos acessos ao local. Os investimentos em ciclovia preveem a recuperação dos 100 quilômetros da malha existente, ampliação em mais 20 km em pontos que atendam demandas da Copa de 2014 e implantação de bicicletários e paraciclos, para facilitar a integração modal com o ônibus. Por último, a prefeitura pretende aplicar recursos no trecho sul da Linha Verde, ligando a avenida ao Con­torno Sul – a parte Norte, entre a UFPR e o Atuba, já tem fi­­nan­­ciamento garantido pela Agência Francesa de Desenvol­vimento. As obras, segundo Almeida, devem começar no ano que vem.

As obras do PAC da Copa serão financiadas com ju­­ros de 6% mais spread bancário (ho­­je, de 1,9% ao mês). O prazo para quitar a dívida é de 20 anos.

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