Curitiba recebeu 107 novos ônibus, na manhã desta sexta-feira (17). Nas próximas semanas a prefeitura promete entregar mais 100 veículos novos.

CARREGANDO :)

Os ônibus possuem motores eletrônicos, que atendem exigências de controle de poluição ambiental e sonora do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os veículos possuem também, telas digitais internas - para mostrar o itinerário do ônibus e informações de utilidade pública -, monitoramento via satélite e som digital para música ambiente.

O lote de veículos conta com 65 ligeirinhos, cinco biarticulados, oito articulados, 10 alimentadores comuns, oito convencionais (amarelos), dois interbairros, dois veículos para o Sistema de Transporte de Estudantes Portadores de Necessidades Especiais (Sites), seis microônibus especiais (com capacidade maior que os micros comuns) e uma jardineira da Linha Turismo.

Publicidade

Segundo legislação municipal a vida útil dos veículos do transporte coletivo é fixada em 10 anos.

Eixo metropolitano

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, anunciou, durante a entrega dos veículos, que começarão em janeiro as obras do Eixo Metropolitano de Transporte, no trecho urbano da antiga BR-116. A ordem de liberação dos trabalhos será assinada em dezembro. O eixo deve abrir um novo caminho para o transporte coletivo na cidade.