Com a presença de crianças de 12 escolas municipais, a prefeitura de Curitiba recebeu na manhã desta sexta-feira (12) o seu 11.º veículo para o projeto Curitiba Ecoelétrico. Trata-se de um micro-ônibus com capacidade para 16 pessoas que será usado pela escola pública da Secretaria de Trânsito (Setran). Além desse veículo, também foram apresentados minicarros elétricos que servirão para o projeto voltado ao público infantil ‘Ecoeletrinho’.
A chegada dos micro-ônibus e dos minicarros marca um ano da operação do Ecoelétrico, que começou em 5 de junho do ano passado – data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A solenidade de entrega dos carros ocorreu na Casa Klemtz, no Portão, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, de representantes do Centro de Inovação E Engenharia CEIIA e das empresas participantes do projeto: Renault, Itaipu Binacional.
Segundo texto divulgado pela Itaipu, o projeto Ecoeletrinho tem como objetivo conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro e humano, além de alertá-la para a questão da sustentabilidade. Ele prevê, por exemplo, que a prefeitura construa uma minipista até o próximo mês de agosto, por onde estudantes de 7 a 11 anos poderão transitar com os minicarros sob a orientação e supervisão de educadores. As vias contarão com sinalizações e avisos de trânsito, recriando o ambiente urbano de uma cidade.
Em um ano de operação, o Curitiba Ecoelétrico deixou de emitir seis toneladas de dióxido de carbono (CO2). A frota rodou aproximadamente 47 mil quilômetros em 8 mil viagens realizadas para execução de serviços públicos da Setran, Guarda Municipal, Instituto Curitiba de Turismo e do Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Ao todo, teriam sido economizados 5,2 mil litros de combustível, o equivalente a 33 barris de petróleo. Curitiba dispõe de dez postos de abastecimento, os eletropostos, sensorizados para a captura de dados conectados em tempo real ao sistema de mobilidade.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião