Com a presença de crianças de 12 escolas municipais, a prefeitura de Curitiba recebeu na manhã desta sexta-feira (12) o seu 11.º veículo para o projeto Curitiba Ecoelétrico. Trata-se de um micro-ônibus com capacidade para 16 pessoas que será usado pela escola pública da Secretaria de Trânsito (Setran). Além desse veículo, também foram apresentados minicarros elétricos que servirão para o projeto voltado ao público infantil ‘Ecoeletrinho’.
A chegada dos micro-ônibus e dos minicarros marca um ano da operação do Ecoelétrico, que começou em 5 de junho do ano passado – data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A solenidade de entrega dos carros ocorreu na Casa Klemtz, no Portão, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, de representantes do Centro de Inovação E Engenharia CEIIA e das empresas participantes do projeto: Renault, Itaipu Binacional.
Segundo texto divulgado pela Itaipu, o projeto Ecoeletrinho tem como objetivo conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro e humano, além de alertá-la para a questão da sustentabilidade. Ele prevê, por exemplo, que a prefeitura construa uma minipista até o próximo mês de agosto, por onde estudantes de 7 a 11 anos poderão transitar com os minicarros sob a orientação e supervisão de educadores. As vias contarão com sinalizações e avisos de trânsito, recriando o ambiente urbano de uma cidade.
Em um ano de operação, o Curitiba Ecoelétrico deixou de emitir seis toneladas de dióxido de carbono (CO2). A frota rodou aproximadamente 47 mil quilômetros em 8 mil viagens realizadas para execução de serviços públicos da Setran, Guarda Municipal, Instituto Curitiba de Turismo e do Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Ao todo, teriam sido economizados 5,2 mil litros de combustível, o equivalente a 33 barris de petróleo. Curitiba dispõe de dez postos de abastecimento, os eletropostos, sensorizados para a captura de dados conectados em tempo real ao sistema de mobilidade.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora