Confirmando as expectativas, a manhã deste sábado (14) foi a mais fria deste ano em Curitiba. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, perto das 7h, os termômetros registraram 3,9°C na capital paranaense. Até então, o dia mais frio do ano da cidade havia sido registrado em 1º de maio, com o registro de 4,3ºC. Durante este sábado, o sol deve brilhar, mas a temperatura não passa dos 17°C.
Ainda de acordo com o Simepar, no Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada em Palmas (-0,6ºC). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), por sua vez, apresentou temperaturas ainda mais baixas: -1,2ºC em São Mateus e -1.3ºC em General Carneiro.
O frio também atingiu a região metropolitana de Curitiba (RMC). Em Pinhais fez 3,1ºC, enquanto em Fazenda Rio Grande a temperatura chegou próximo a 0°C. Em São José dos Pinhais, os termômetros marcaram 3ºC.
Geadas
Apesar do frio, a ocorrência de geadas não foi tão intensa no Paraná. Segundo a metereologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Simepar, "no início da madrugada, a nebulosidade estava presente somente mais para o Oeste e Noroeste do Paraná. Mas, durante a manhã, as nuvens cobriram praticamente todas as regiões do estado. Apesar de não serem nuvens com potencial para provocar chuvas, elas dificultaram a ocorrência de geadas", explica.
Outras regiões
O frio também atinge o Norte do estado, onde a mínima neste sábado é de 5°C em Londrina e a máxima de 22°C em Paranavaí. Já em Paranaguá, no Litoral paranaense, a máxima é de 21°C. Em Foz do Iguaçu, Oeste, os termômetros não passam de 19°C.
A tarde deste sábado no Paraná deve ser de sol, o que favorecerá um pequeno aumento da temperatura. Porém, o frio permanece e não vai embora.
Para o domingo, a previsão do Simepar é de que o dia ainda seja de frio e se mantenha o risco de formação de geadas entre as regiões do Centro, Sul e Leste do Paraná, embora a massa de ar polar desloque seu centro para o Oceano Atlântico. Na segunda-feira, o Simepar prevê que o tempo mude, as temperaturas aumentem e volte a ter chuva no Paraná. Com isso, o risco de geadas passa a ser muito baixo.