O inverno chega ao fim com recorde de calor em Curitiba. O Simepar registrou 34,2º C na capital paranaense, por volta das 15h desta terça-feira (22). É o maior valor já registrado em um mês de setembro, desde que iniciaram as medições, em 1997.
Este é o segundo dia mais quente do ano, em Curitiba. Em janeiro, os termômetros chegaram a 34,7º C. A Primavera começa às 5h20 desta quarta-feira (23).
No interior do estado, o dia também foi de calor recorde. Em Maringá, na região Noroeste, os termômetros chegaram a 37,1ºC, mesmo valor registrado no último domingo (20). Estes foram os dois dias mais quentes do ano na cidade. Também foi o dia mais quente do ano em Assis Chateaubriand, no Oeste, com 38,8º C.
Em Pato Branco, no Oeste, e Guarapuava, no Centro do estado, foi o dia mais quente de 2015 e também em um mês de setembro. Os termômetros registraram 35,3º C e 32,2º C, respectivamente.
Londrina, no Norte, também teve o dia mais quente do ano, com 36,9º C. Mas foi Cambará quem liderou o calor paranaense. Na cidade, que fica no Norte Pioneiro, a temperatura chegou a 39,6° C, mais alta do ano e também do mês de setembro.
Mais quente que o nordeste
Ao meio-dia desta terça, o calor registrado em Curitiba superou o constatado, no mesmo horário, pela maioria das capitais da região Nordeste do país. Segundo as temperaturas medidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a capital paranaense chegou, no período, aos 30°C e deixou para trás cidades como Natal (29° C), Aracaju (27° C), Salvador (28° C), Recife (29° C) e Fortaleza (29° C).
Próximos dias
O calor predomina em Curitiba nos próximos dias. Na sexta-feira (25) a chuva deve chegar à cidade. No fim de semana, a temperatura fica mais amena. A máxima, no sábado (26), não passa de 23º C. A mínima é de 18º C.
Primavera
Temperaturas altas, chuvas intensas e riscos de temporais devem marcar a Primavera, no estado do Paraná. De outubro a dezembro, a previsão é de chuvas acima da média entre os setores Sudoeste, Oeste, Sul, Central e Sudeste do estado, segundo o boletim climático sobre a primavera, divulgado nesta terça-feira, pelo Simepar.
As chuvas devem estar entre 50 e 100 mm acima da média em quase todas as regiões do estado, devido ao fenômeno El Niño, que deve atingir seu ápice em janeiro de 2016.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora