Mais de um quarto dos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Curitiba escolhe o inverno - estação entre os meses de julho, agosto e setembro - para conhecer a capital paranaense. Em 2006, quem integrar os dois milhões de pessoas que anualmente conhecem as belezas da cidade irá encontrar espaços reformados e readequados à demanda que o turismo exige.
Tradicionais atrações da cidade, como o Jardim Botânico, o Teatro Paiol e a Ópera de Arame, foram reformadas. Uma nova iluminação cênica está sendo instalada em locais como Passeio Público e Largo da Ordem. Ruas por toda a cidade receberam nova sinalização turística. Tantas melhorias devem agradar não só os turistas mas também os próprios curitibanos.
A escolha da época em que a capital do Paraná sofre com as temperaturas mais baixas tem um motivo, de acordo com o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. "Com a aproximação do inverno, diversas atrações turísticas e gastronômicas entram no roteiro turístico dos visitantes de Curitiba e nossa infra-estrutura está pronta para recebê-los", diz em entrevista ao site da Prefeitura. Festas nessa mesma época, como a Feira Especial do Pinhão, no Centro da cidade, em junho e julho, e a Festa do Frango e da Polenta, no bairro de Santa Felicidade, em julho, também contribuem para a escolha dos turistas.
Segundo dados da Prefeitura, só no ano passado, a Linha Turismo - ônibus que percorre algumas das principais atrações turísticas da cidade - transportou nesses três meses 85.721 passageiros, que visitaram locais como o Parque Tanguá, a Pedreira Paulo Leminski e a Universidade Livre do Meio Ambiente. Ao lado do Parque Barigüi, do Jardim Botânico, da Ópera de Arame, da Torre da Brasil Telecom e do Parque das Pedreiras, esses são os pontos mais visitados pelos turistas.
As expectativas positivas também refletem no comércio curitibano. O presidente da seção paranaense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Cláudio José Antunes, afirma que as novas ações contribuirão para dinamizar o turismo em Curitiba no inverno. Segundo Antunes, os visitantes permanecem cada vez mais na cidade. "Até alguns anos atrás, o turista não ficava na cidade por mais de um dia. Hoje, a média é de três dias", diz.
Mais informações podem ser obtidas no site www.viajecuritiba.pr.gov.br.