Curitiba é a cidade com o maior índice de violência doméstica da Região Sul, aponta a pesquisa do Ministério da Justiça divulgada na quinta-feira (15). A capital do Paraná possui uma taxa de 74,23 casos de violência doméstica por 100 mil habitantes. Para ter um parâmetro comparativo, as taxas em Florianópolis e Porto são, respectivamente, 19,5 e 16,43.
O estudo aponta que as taxas são altas nos estados do Sul. A maior delas está em Santa Catarina (52,35), seguida por Paraná (50,19) e Rio Grande do Sul (48,14).
Os dados foram extraídos do Sistema de Nacional de Agravamento de Notificação, do Datasus e tratam de agressões que chegaram a hospitais.
Interior mais violento
Com exceção de Curitiba, capital com uma taxa consideravelmente elevada de violência doméstica, os outros municípios apresentam taxas menores na comparação com as taxas dos respectivos estados, o que pode indicar que os municípios do interior concentram mais casos de violência dentro de casa. Isso porque os dados estratificados por cidades apresentados no estudo referem-se apenas a capitais ou regiões metropolitanas. (DA)