• Carregando...

Não é apenas uma suspeita. Curitiba, realmente, está enfrentando um mês de janeiro com calor fora do comum. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, nos primeiros vinte dias do ano a capital paranaense registrou temperatura média de 28,4°C, o que equivale a 3°C a mais do que a média de 2013 e 1,5°C a mais do que a média de 2012.

Confira a previsão do tempo para Curitiba e outras cidades do Paraná

Apesar do calor intenso dos últimos dias – ocasionado por uma massa de ar quente que atinge as regiões Sul e Sudeste do país – os recordes de calor, para janeiro, não foram superados em Curitiba. A média mais alta da cidade foi de 28,8°C em janeiro de 2006, quando também foi registrada a temperatura recorde da capital para o período: 34,8°C.

Na capital, região metropolitana e Litoral houve chuva na noite desta terça, mas não foi o suficiente para refrescar as temperaturas. No dia, a capital chegou à marca dos 32°C. Entretanto, a campeã de calor nas capitais do sul do Brasil foi Porto Alegre, que teve máxima de 37,2°C. No Paraná a temperatura mais alta, registrada nas estações meteorológicas do Simepar, foi de: 37,3°C em Palotina, no oeste do Estado.

Esta quarta-feira (22) promete não fugir da tendência e ser mais um dia de muito sol e calor em todo o estado. Segundo o Simepar, o tempo quente já é registrado desde cedo. No Litoral, por exemplo, a temperatura mínima às 7 horas ficou na casa dos 25°C. Na região de Paranavaí, a mínima no período foi de 23,5°C. Palmas, no Centro Sul, teve temperaturas mais agradáveis, com amanhecer em torno dos 16°C.

Em Curitiba, a máxima nesta quarta chega aos 31°C. Em Guaraqueçaba e Antonina, no Litoral, os termômetros sobem ainda mais e marcam 34°C. Em Londrina, o calor deve ficar na casa dos 31°C, e em Cascavel, 33°C.

E o tempo quente deve persistir pelos próximos dias. Contudo, uma frente fria que ainda vai se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul avança pelo estado a partir de sexta-feira (24) e traz temporais para o fim de semana.

No domingo, a chegada de uma massa de ar frio que segue na retaguarda da frente fria deixa as temperaturas mais agradáveis. O primeiro dia da próxima semana deve chegar a 26°C em Guarapuava e Foz do Iguaçu, 28°C em Paranaguá e 25° na capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]