Monitoramento da Setran vai apurar ações necessárias para as áreas com maior índice de atropelamentos em Curitiba| Foto: Brunno Covello/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Trechos avaliados pela Setran

-- Av. Marechal Floriano Peixoto com Av. Sete de Setembro;

-- Sete de Setembro: trecho da Alferes Poli até Praça do Japão;

-- Travessa da Lapa: trecho entre Av. Visconde de Guarapuava e Alfredo Bufren;

-- Av. João Gualberto: entre Luiz Leão e Mauá;

-- Av. Sete de Setembro com General Carneiro;

-- General Carneiro com Sete de Setembro;

-- Affonso Camargo com Sete de Setembro e com Mariano Torres;

-- André de Barros com Des, Westphalen;

-- André de Barros – trecho entre Visconde de Nacar e Trav. Frei Caneca;

-- Fernando Moreira – trecho entre Cruz Machado e Visconde de Nacar;

-- Av. Kennedy com Av. República Argentina (Portão);

-- Av. República Argentina com Pedro Zagonel (Novo Mundo);

-- Rua João Falarz com Pedro Viriato Parigot de Sousa (Campo Comprido);

--- Izaac Ferreira da Cruz - perto do terminal do Sítio Cercado.

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Áreas de Curitiba com grande incidência de atropelamentos estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) há 15 dias. A ideia é fazer o diagnóstico dos motivos que contribuem para a ocorrência de acidentes. Na segunda fase do projeto, serão encontradas soluções para, efetivamente, reduzir o número de atropelamentos e de mortes no trânsito.

De acordo com o Adilson Lombardo, coordenador de educação e formação no trânsito da Setran, agentes de vários setores da pasta (educação, fiscalização e engenharia) estão nas ruas – em diferentes dias e horários - para observar quais são os comportamentos das pessoas e as características dos locais que podem colaborar para os atropelamentos.

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Veja no mapa as áreas monitoradas pela Setran

"Os pedestres idosos são as grandes vítimas do trânsito. E não somente eles: jovens com fones de ouvidos e celulares também", alertou Lombardo. Dados da Setran dão conta de que 144 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Curitiba no primeiro semestre de 2012. Dessas, 60 foram atropeladas.

Comportamentos de risco

Atravessar fora da faixa de pedestres, desatento e não observar a sinalização de trânsito são comportamentos inseguros. O risco de acidente aumenta também quando os motoristas não respeitam a faixa e/ou a sinalização, fazem conversões proibidas e dirigem em alta velocidade. O álcool é um fator de risco tanto para motoristas como para pedestres.

Locais com grande fluxo de pessoas, como escolas, shoppings, igrejas, também são pontos em que podem ocorrer acidentes e é preciso redobrar a atenção.

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Diagnóstico

Na primeira fase do trabalho, áreas do Centro e de grande movimento em alguns bairros são monitoradas. Após a coleta de dados, ações serão estudadas para minimizar os problemas caso a caso. Reforço na sinalização e conscientização de pedestres e motoristas serão algumas das ações que poderão se adotadas.

Nesse trabalho, os dados não serão analisados por cruzamento. O diagnóstico será feito por áreas. "Em alguns casos, temos registro de quatro atropelamentos em uma área de 200 metros. Por isso é importante ampliar o campo da análise", disse o coordenador de educação e formação no trânsito da Setran.

O trabalho será expandido para outras áreas da cidade posteriormente.

Campanha

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A Semana Internacional de Prevenção de Acidentes Viários, entre 6 e 13 de maio, terá foco no pedestre e em campanhas para que a população atravesse na faixa. "O motorista precisa saber que o pedestre na faixa tem a preferência. E o pedestre tem de se lembrar das suas obrigações no trânsito", afirmou Lombardo.

Em Curitiba, a meta será de que nenhum atropelamento seja registrado nesta semana.

Veja no mapa as áreas monitoradas pela Setran