O clima cinzento de terça-feira (2) permanece durante toda esta quarta-feira (3) em Curitiba, conhecida pelas “quatro estações no mesmo dia”, e em diversas áreas do Sul do Paraná. Essas regiões ainda são impactadas pela instabilidade proveniente de Santa Catarina, que se espalha sobre as áreas Central, Sul, Sudeste, Leste e Nordeste do estado, gerando chuvas esparsas de baixa intensidade. Nas demais regiões, nenhuma possibilidade de chuva, temperaturas bem elevadas e clima bem seco.
Curitiba tem variação entre 10° C e 16° C ao longo do dia, novamente com possibilidades de chuva. “Haverá nova nebulosidade na capital, como a registrada na terça-feira, principalmente no começo e no fim do dia, com fortes possibilidades de chuviscos”, afirma Ana Beatriz Porto, meteorologista do Simepar.
Ponta Grossa registra mínima similar e máximas que alcançam até 20° C. Já Paranaguá registra variação térmica muito pequena, entre 16° C e 18° C, segundo o Simepar. As chuvas do Centro-Sul também devem alcançar Pato Branco, Francisco Beltrão, União da Vitória, Guarapuava e Telêmaco Borba.
Ao Norte as temperaturas continuam elevadas, como as registradas nos últimos dias. Paranavaí, Jacarezinho e Maringá registram máximas de 26° C, com mínimas na casa dos 15° C. Não há previsão de mudança nesse panorama para os próximos dias.
Clima olímpico
A temperatura máxima em algumas localidades do estado deve crescer ao longo da semana. Curitiba deve voltar a marca dos 20° C na quinta-feira (4), com sol e poucas nuvens. O “clima olímpico” também chega na capital do Paraná na abertura dos Jogos, na sexta-feira (5), com sol, 23° C e samba na ponta do pé. Esse clima agradável continua ao longo do final de semana em Curitiba e também nas demais regiões do estado.
As chuvas tendem a sumir do Paraná nos próximos dias, com novas pancadas previstas apenas para o Rio Grande do Sul ao longo do final dessa semana.
O frio intenso, registrado principalmente em junho, com geadas e fortes ventos, deve passar longe do Paraná nesse começo de agosto. A frente fria começa a sair do estado no sábado, apesar da possibilidade de queda de temperatura para o domingo.