Curitiba teve o dia de Verão mais quente em oito anos. A temperatura chegou a 34,7ºC pouco depois das 16h desta quarta-feira (29). Por apenas um décimo, a capital deixou de igualar a temperatura mais alta já registrada no Verão na cidade, em janeiro de 2006, que foi de 34,8ºC.
Esta quarta também foi o terceiro dia mais quente desde que 1997, quando o Instituto Tecnológico Simepar começou a medir a temperatura da capital. Historicamente, o dia mais quente foi registrado em outubro de 2012, com 35ºC.
O Simepar não descarta a possibilidade de que o recorde histórico de temperatura em Curitiba seja quebrado nos próximos dias, já que o calor continuará intenso. "Tudo depende da chuva. Se não chover, podemos ter temperaturas mais elevadas na quinta ou sexta", afirma o meteorologista Lizando Jacóbsen.
A temperatura mais alta do estado nesta quarta foi registrada em Antonina, no Litoral, com 39°C nesta tarde. A sensação térmica chegou aos 45°C.
Calor continua
O calorão permanece em todo o Paraná e ainda não há previsão de refrescar. Os termômetros devem permanecer na casa dos 30ºC em todas as regiões paranaenses durante esta quarta-feira (29). Nos dois extremos do estado (Litoral e região Oeste) a temperatura chegou aos 36ºC logo depois do almoço, de acordo com medição do Instituto Tecnológico Simepar.
Há possibilidade de chuvas isoladas e fracas para todo o Paraná durante a tarde e noite, "mas nada que vá aliviar o calor", segundo a meteorologista Vanessa Dávila.
Também não há previsão de chuva significativa para os próximos cinco dias para nenhuma das regiões do estado, segundo o Simepar. Chuvas de verão podem ocorrer em decorrência do calor, que podem ser fortes, mas não há sinal de tempestades até o início da próxima semana.
Sem mudanças
Boa notícia para quem quer se planejar com antecedência para aproveitar o calor no fim de semana: a previsão é a mesma para todo o Paraná e deve seguir sem grandes mudanças pelo menos até o início da semana que vem.
"Previsão para os próximos dias? Não há mudanças nas condições do tempo no Paraná. Segue quente e com chuvas passageiras/rápidas à tarde", escreveu o Simepar em uma rede social.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora