Neste sabado foi dia de mutirão de testes de HIV nas unidades de saúde de Curitiba, cidade escolhida pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde no Dia de Mobilização contra a Aids para dar visibilidade ao sistema de testagem rápida, que dá o resultado em meia hora. Das 8 às 17 horas, 26 unidades de saúde realizaram os testes em pessoas a partir dos 14 anos. Segundo o secretário de Saúde e prefeito em exercício, Luciano Ducci, a meta era examinar pelo menos 5 mil pessoas.
O teste foi desenvolvido nos últimos dois anos, com recursos do Ministério da Saúde, por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Espírito Santo. Até junho, de acordo com a coordenadora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, o novo teste estará disponível em todas as capitais brasileiras, em 72 Centros de Testagem e Aconselhamento.
Movimento
Na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, a fila era grande desde o início da manhã.
Até o vice-prefeito Luciano Ducci resolveu entrar na fila. "É rápido e indolor. O único problema é que o meu teste não foi sigiloso", brincou. "É importante ter um diagnóstico rápido, para que a pessoa infectada possa dar início logo ao tratamento", argumentou.
O jogador Parral, do Paraná Clube, foi outro que realizou o exame. "É importante participar e chamar a atenção das pessoas", comentou. O jogador Keirrison, do Coritiba, e as triatletas Anne Fernandes e Célia Maria Ditzel também fizeram o teste.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que pelo menos 600 mil pessoas estejam infectadas em todo o país. Desde 1980, foram detectados 371 mil casos no Brasil, com cerca de 170 mil pessoas em tratamento atualmente. A diretoria disse que Curitiba foi escolhida para a campanha pela organização do sistema de saúde e pela capacidade de dar respostas rápidas no caso de detecção da infecção. Desde 1984, foram registrados 7.550 casos (5.093 homens e 2.457 mulheres) na cidade.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora