A bicicleta entrará definitivamente na agenda do planejamento de trânsito de Curitiba. É o que promete o advogado Marcelo Araújo, convidado pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) para assumir a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que substituirá a Diretran no papel de fiscalizar e coordenar o trânsito da capital.
Antes mesmo de assumir a nova secretaria em processo de implantação , Araújo revelou à Gazeta do Povo algumas de suas ideias para melhorar o trânsito da cidade. Uma das propostas é inserir a bicicleta no cotidiano do trânsito pela criação de uma ciclopatrulha. Os agentes de trânsito usarão bicicletas para fazer rondas e ajudar a fiscalizar o trânsito na cidade. "A bicicleta humaniza o trânsito. Sem contar que, do ponto de vista prático, ela aumenta a mobilidade dos agentes, garantindo melhora na eficiência da fiscalização", explica.
Inicialmente, o plano é equipar e preparar entre 20 e 30 agentes para o uso das bicicletas, número que deve aumentar no futuro. "Com a bicicleta os agentes terão maior contato com a população, maior mobilidade na fiscalização, além de mostrar que a bicicleta também é parte do trânsito", diz. Segundo ele, outra vantagem é que os agentes poderão conhecer de perto as dificuldades e desafios enfrentados por quem faz da bicicleta o seu meio de transporte.
O futuro secretário ressalta que a ideia ainda está na fase de projeto e depende de diversas questões burocráticas como a licitação das bicicletas e equipamentos capacetes e desenvolvimento de uniformes das equipes de fiscalização, que deverão mudar para a cor azul , além de treinamento e capacitação dos agentes.
Araújo garante que seu objetivo à frente da nova secretaria será o de pacificar o trânsito da capital. Para isso ele diz que vai focar em campanhas que estimulem a convivência pacífica entre automóveis, bicicletas e pedestres. "Tudo isso sem descuidar do papel fiscalizatório das leis de trânsito", garante.
Vistoria
No último domingo Araújo percorreu, de bicicleta, alguns trechos da cidade para conferir as condições das ruas de Curitiba para quem usa o veículo. Entre os trechos avaliados estiveram o Circuito Ciclofaixa de Lazer, na região central; a ciclovia do São Lourenço, na altura do Centro Cívico; a ciclovia do Parque Barigui; além de trechos de ruas, dividindo o trânsito com veículos. Ele reconheceu a falta de sinalização em alguns pontos em especial no cruzamento da ciclovia que leva ao Parque São Lourenço com a avenida Cândido de Abreu.
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