O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) realiza um mutirão para a emissão de carteiras de identidade em Curitiba em 18 de fevereiro, um sábado. O objetivo do órgão é desafogar a demanda pelo documento na capital paranaense. A ação será realizada na sede do órgão na Rua José Loureiro, no Centro da capital, mas o agendamento pode ser feito em todos os postos de atendimento do Instituto de Identificação. Serão abertas 500 vagas.
Para participar, os interessados devem agendar o serviço pessoalmente. Confira os endereços no site da Polícia Civil. Para a ocasião, não é possível realizar o agendamento online ou por telefone. O órgão também recomenda que aqueles que desistirem ou não puderem comparecer ao mutirão no dia 18 cancelem a participação com antecedência, pois a vaga poderá ser destinada a outras pessoas. A ação é válida tanto para quem vai fazer a identidade pela primeira vez quanto para quem quer garantir a 2ª via.
Para que a identidade possa ser confecionada, é obrigatório que o requerente tenha em mãos, no momento do atendimento, a Certidão de Nascimento - para solteiros ou para quem vive em união estável - ou de Casamento (original ou cópia autenticada) - para casados -, em bom estado, além do protocolo de agendamento. Documentos originais do CPF e PIS/PASEP são opcionais, apenas para o caso de a pessoa desejar que essas informações constem na carteira. Comprovante de residência atual também é opcional.
Já os menores de idade, além de estarem munidos da Certidão de Nascimento, precisar estar acompanhados de pai ou mãe, portando também suas próprias identidades. Caso o acompanhante seja um responsável legal, há a necessidade do original ou da cópia autenticada da Decisão Judicial que confere a responsabilidade legal ao acompanhante.
A guia para o pagamento da taxa para emissão da Carteira de Identidade será emitida no momento do atendimento, para pagamento posterior. O processo de emissão do documento só terá início após o pagamento da taxa.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora