O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) realiza um mutirão para a emissão de carteiras de identidade em Curitiba em 18 de fevereiro, um sábado. O objetivo do órgão é desafogar a demanda pelo documento na capital paranaense. A ação será realizada na sede do órgão na Rua José Loureiro, no Centro da capital, mas o agendamento pode ser feito em todos os postos de atendimento do Instituto de Identificação. Serão abertas 500 vagas.
Para participar, os interessados devem agendar o serviço pessoalmente. Confira os endereços no site da Polícia Civil. Para a ocasião, não é possível realizar o agendamento online ou por telefone. O órgão também recomenda que aqueles que desistirem ou não puderem comparecer ao mutirão no dia 18 cancelem a participação com antecedência, pois a vaga poderá ser destinada a outras pessoas. A ação é válida tanto para quem vai fazer a identidade pela primeira vez quanto para quem quer garantir a 2ª via.
Para que a identidade possa ser confecionada, é obrigatório que o requerente tenha em mãos, no momento do atendimento, a Certidão de Nascimento - para solteiros ou para quem vive em união estável - ou de Casamento (original ou cópia autenticada) - para casados -, em bom estado, além do protocolo de agendamento. Documentos originais do CPF e PIS/PASEP são opcionais, apenas para o caso de a pessoa desejar que essas informações constem na carteira. Comprovante de residência atual também é opcional.
Já os menores de idade, além de estarem munidos da Certidão de Nascimento, precisar estar acompanhados de pai ou mãe, portando também suas próprias identidades. Caso o acompanhante seja um responsável legal, há a necessidade do original ou da cópia autenticada da Decisão Judicial que confere a responsabilidade legal ao acompanhante.
A guia para o pagamento da taxa para emissão da Carteira de Identidade será emitida no momento do atendimento, para pagamento posterior. O processo de emissão do documento só terá início após o pagamento da taxa.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora