Os milhares de veículos que trafegam diariamente pela Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, vão ceder espaço aos pedestres no próximo dia 22. A prefeitura anuncia hoje, oficialmente, a realização do "Dia Sem Carro", evento que ocorrerá simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo num esforço para sensibilizar os motoristas a deixar o carro na garagem.

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A Barão do Rio Branco será transformada em uma praça com canteiros de flores, barracas de orientação e dicas de saúde, além de atividades recreativas para crianças e adultos. Outras ruas do Centro e dos bairros da capital serão fechadas ao tráfego durante todo o dia – o horário ainda não definido.

A prefeitura vai divulgar ainda a nova campanha de educação no trânsito de Curitiba, cujo tema deste ano é a "Qualidade de vida começa na rua". O lançamento é uma prévia das ações programadas para a Semana Nacional do Trânsito, que começa na próxima segunda-feira e culminarão com o "Dia Sem Carro". Curitiba tem hoje uma frota que se aproxima dos 960 mil veículos e cresce a uma média de 6% ao ano.

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Esta será a segunda vez que a capital paranaense adere à "Jornada Internacional do Dia Sem Carro". Em 2003, cerca de 50 ruas foram fechadas para o trânsito após uma campanha que tentou convencer os curitibanos a usar outros meios de transporte. Na ocasião, segundo a prefeitura, houve uma redução de 42% no fluxo de veículos em alguns dos cruzamentos mais importantes da cidade e, conseqüentemente, na emissão de gases poluentes como o gás carbônico (CO2).

O "Dia Sem Carro" ocorre anualmente, sempre em 22 de setembro, Dia Mundial do Pedestre, em várias cidades do mundo. O movimento surgiu em 1998, na França, e contou com a participação de 35 cidades. No ano seguinte, a adesão se estendeu para 66 municípios franceses, 92 italianos e toda uma região de Genebra, na Suíça. A jornada se espalhou pela Comunidade Européia e chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades participaram. Neste ano, 45 cidades brasileiras já confirmaram participação, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Rio Janeiro, Florianópolis e Natal.

Em Curitiba, a Barão do Rio Branco abrigará as principais atividades do "Dia Sem Carro". Haverá abordagens educativas sobre trânsito, distribuição de mudas de flores e árvores e venda de produtos orgânicos. Haverá ainda brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da campanha "Qualidade de vida começa na rua" é provocar mudanças de comportamento para melhorar a convivência entre motoristas, ciclistas, motoqueiros e pedestres. Peças publicitárias bem-humoradas e que refletem o dia-a-dia das pessoas serão veiculadas na televisão e no rádio.

"A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas dos motoristas e pedestres, como a gentileza e a calma. As pessoas já sabem o que é certo e errado no trânsito, mas queremos lembrá-las de que algumas atitudes simples, como respeito e atenção na rua, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos", explica o prefeito Beto Richa.

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Agentes de trânsito irão distribuir adesivos aos motoristas com as palavras "gentileza", "respeito", "calma", "cuidado" e "atenção", estilizadas nos formatos de carros, ônibus, motos e caminhões. Cartazes da campanha também serão instalados em pontos de ônibus, no mobiliário urbano e nos vidros traseiros de ônibus – os chamados busdoors. Haverá ainda banners nos postes das principais ruas da cidade.