Os católicos celebram nesta quinta-feira (7) o Corpus Christi com as tradicionais missas e procissões pela cidade. Na catedral da Praça Tiradentes, em Curitiba, são esperadas 150 mil pessoas na missa, que deve começar às 15h e na procissão pelo tapete confeccionado nas ruas entre o Centro e o Centro Cívico. Os fiéis devem seguir pela Rua Barão do Cerro Azul por volta das 16h30 em direção a Praça Nossa Senhora da Salete.
Antes das celebrações religiosas, os grupos de diferentes locais da cidade devem se reunir nas ruas entre a catedral e a praça para a confecção do tapete feito de serragem, por onde vai passar a multidão. Segundo a Arquidiocese de Curitiba, os membros de comunidades católicas de várias regiões da cidade devem começar os trabalhos antes do amanhecer de quinta-feira. A confecção deve terminar ao meio-dia e o tapete terá extensão de 1.711 metros. Cerca de dois mil fieis vão participar da montagem do tapete.
Outras igrejas da capital do Paraná também farão celebrações nos bairros. Paróquias do Cajuru, Boqueirão, Água Verde, Campo Comprido, Tingui, Bairro Alto, Umbará, Pilarzinho, CIC e Portão terão confecção de tapetes, missas e procissões pela manhã.
As celebrações em alguns bairros vão alterar os itinerários de linhas de ônibus. Pelo menos oito linhas vão desviar das procissões e passar por outras ruas. Na região do Boqueirão, a mudança ocorre entre as 2 horas e o meio-dia em cinco itinerários. No Barreirinha, uma linha altera trajeto das 4h30 às 12h30. No Umbará, a mudança vai das 5h às 13h.
Veja em detalhes quais linhas terão itinerário modificado.
Abre e fecha
Quem ficar em Curitiba deve estar atento aos horários de funcionamento dos órgãos públicos, bancos e comércio. A maioria deve ficar fechada na quinta-feira (7), mas reabre em horário normal na sexta, sábado (9) e domingo (10). Somente a prefeitura, ruas da cidadania e postos de saúde vão funcionar em regime de feriado nos quatro dias.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião