Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Curitiba terá rede subterrânea para monitoramento inteligente do tráfego

O Anel Viário Central de Curitiba vai contar com uma infovia, uma rede subterrânea de conectividade por fibra ótica que fará um monitoramento inteligente do tráfego na cidade. A expectativa é de que o sistema melhore a fluidez e segurança no trânsito ao longo dos 25 quilômetros de ruas que compõe o anel viário. Entre os componentes do novo sistema estão equipamentos de monitoramento de tráfego, como semáforos auto-reguláveis, câmeras e painéis digitais com informações em tempo real para os motoristas

O projeto prevê que esses equipamentos estejam interligados ao novo Centro de Controle Operacional (CCO), gerenciado pela Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). De acordo com a prefeitura, a rede está sendo estruturada junto com as obras de pavimentação e novas calçadas do complexo e deve conectar ao sistema 18 câmeras e 12 painéis digitais de mensagens, além de 190 semáforos que devem funcionar em tempo controlado. A implantação ocorrerá assim que a infraestrutura da infovia estiver pronta.

Mensagens e sincronia

Os painéis de mensagens variáveis serão usados para passar informes importantes aos motoristas e ficarão localizados em pontos estratégicos, próximo a estádios ou avenidas de grande circulação que podem ter o fluxo interrompido ou modificado em função de grandes eventos. Esses aparatos vão repassar informações de trânsito, como desvios, bloqueios, caminhos alternativos e mensagens educativas para os motoristas. Além dos 12 painéis fixos, outros cinco aparelhos móveis estarão disponíveis para indicar desvio em caso de obras ou eventos especiais na região.

Os semáforos do anel viário deverão ser sincronizados, para garantir a melhor fluidez no trânsito. Os novos equipamentos também terão controle adaptativo e regulagem automática, o que vai permitir modificar os tempos de sinal verde e o ciclo do sinal de acordo com o movimento na região. Já as câmeras, de circuito fechado, serão usadas para controle e operação do trânsito na área.

Obras

Estão sendo investidos R$ 36 milhões para as obras no Anel Viário, que prevêem a revitalização de 25 quilômetros de ruas que formam um anel poligonal em binário de tráfego ao redor do centro da capital. O objetivo é melhorar a mobilidade na região, evitando o trânsito lento e conflitos com a maior concentração de ônibus e pedestres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.