A partir do dia 14 de junho, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vai realizar, diariamente, três blitze de fiscalização da Lei Seca em Curitiba, que pretende atingir todos os bairros da cidade. Os detalhes da campanha "Lei Seca Vai Pegar" como datas, locais e efetivos de policiais foram definidos nesta terça-feira (4).
Além da fiscalização, serão realizadas a partir do dia 17 de junho simulações de acidentes em algumas regiões da capital, com distribuição de folhetos e ações educativas sobre o abuso do álcool no trânsito. De acordo com o tenente-coronel Valterlei de Mattos, do BPTran, as ações têm como objetivo a educação e a prevenção. "Não estamos contra aquele cidadão que gosta de beber. O que não queremos é a associação da bebida com a direção de veículos", explicou Mattos em nota divulgada pela Prefeitura de Curitiba.
No dia 23 de julho, ações educativas sobre álcool e direção serão feitas nos parques da cidade. Orientações também serão feitas nos bares de Curitiba a partir desta data e estão programadas para acontecer nas quintas, sextas e sábados.
Além do BPTran, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Paz no Trânsito organizam a campanha. A presidente do instituto, Christiane Yared, é mãe de um dos jovens que morreram em acidente de trânsito envolvendo o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, em 2009. Ela afirmou em nota que as ações educativas serão importantíssimas para a mudança de comportamento do curitibano no trânsito. "Temos que orientar sobre os perigos do álcool no trânsito, para que toda a sociedade tome consciência da situação", afirmou Christiane.
Infração
A nova Lei Seca entrou em vigor em dezembro de 2012 e caracteriza infração qualquer concentração de álcool no sangue ou ar alveolar. Em casos de concentração igual ou superior a seis decigramas por litro de sangue, ou igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, a detenção varia de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de condução. A multa para quem é flagrado dirigindo alcoolizado é de R$ 1.915,40.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora