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Painéis

Monitoramento dos ônibus estará disponível até o fim do ano

Painéis eletrônicos que informam o usuário sobre o tempo estimado para a chegada de ônibus de diversas linhas estão sendo implantados gradativamente nos terminais e nas estações-tubo de Curitiba. Segundo Antônio Carlos Araújo, diretor de transporte da Urbs, até o fim deste ano eles devem entrar em operação em todos os terminais e nas estações da capital.

Atualmente, painéis já estão em teste no Terminal do Cabral, mas ainda não informam os horários das linhas. A implantação ocorrerá aos poucos porque o sistema de transporte coletivo é muito grande: são 355 linhas de ônibus que circulam pela cidade e passam por 362 estações-tubo e 30 terminais de 13 cidades, transportando 2,3 milhões de passageiros por dia. (FT)

Pilarzinho

O plano da Urbs é ampliar o sistema de integração temporal ainda neste ano.

Na próxima fase da expansão, o plano é contemplar o bairro Pilarzinho.

Efetividade

O sistema de integração adotado pela Urbs, com restrição de horário e inclusão de pontos pré-determinados, é eficiente?

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A partir deste sábado, os usuários de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT), de Curitiba e região metropolitana, terão acesso ao bilhete único em mais uma linha: o Interbairros I, que liga os bairros centrais à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Prado Velho. O sistema vai permitir que os passageiros com cartão-transporte façam novos embarques até duas horas após validar a primeira viagem. Essa é a segunda novidade da linha, que no fim de semana passa a circular com um ônibus de tecnologia híbrida, o hibribus, com um motor a diesel e outro de operação elétrica.

A medida é válida para os passageiros que embarcarem no Interbairros I e optarem por usar outra linha da rede integrada e para os que fizerem o caminho contrário, saindo de qualquer ônibus da RIT para tomar o hibribus. O sistema, no entanto, não permite que o usuário saia do Interbairros I e pegue a linha novamente sem arcar com novos custos. Neste caso, é preciso pagar outra passagem.

Segundo o diretor de transporte da Urbanização de Curitiba (Urbs), Antônio Carlos Araújo, 93% da RIT conta com integração física, por meio de terminais ou estações-tubo. A intenção é universalizar a integração do sistema com o uso da bilhetagem temporal. "Atualmente, a integração é possível, mas queremos fazer com que o usuário tenha acesso a ela em um trajeto menor", explica.

Outras linhas

O plano da Urbs é ampliar o sistema ainda neste ano. Araújo explica que a medida só depende da conclusão do trabalho de informática para adequar o software do sistema de bilhetagem para as novas opções de integração temporal. O diretor de transporte revela ainda que a intenção da prefeitura é disponibilizar o sistema prioritariamente nas regiões que não apresentam terminais de integração. Na próxima fase da expansão, que ainda não tem data definida, serão contempladas as integrações temporais no bairro Pilarzinho, entre a linha Cruz do Pilarzinho e as demais linhas convencionais da região.

Além do Interbairros I, outras linhas já contam com o sistema de integração temporal em Curitiba, que segue o modelo de integração temporal matricial, porque, além da restrição de horário, a integração só ocorre em pontos pré-determinados pelo sistema. A operação também vale para os usuários das estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadete, Fanny e Marechal Floriano.

Entre as linhas que têm o benefício, está a Pinheirinho/Carlos Gomes. Os usuários têm um período de cinco minutos para sair da estação São Pedro, no Xaxim, atravessar a rua, trocar de estação e continuar a viagem no sentido bairro. Já os passageiros da linha Vila Velha/Buriti que param na estação Santa Quitéria podem fazer uma conexão com os ônibus Inter 2 e o Fazendinha/Tamandaré até uma hora após o embarque. O sistema também é válido para integração entre os ônibus Jardim Ipê e Raposo Tavares.

Burocracia atrasa circulação do hibribus

A previsão inicial da Urbs era colocar os ônibus com tecnologia híbrida em circulação ainda hoje. Mas, por uma questão burocrática, a estreia dos veículos e do sistema de bilhetagem temporal no Interbairros I vai ocorrer apenas no sábado.

Os novos ônibus são financiados pelo BNDES, que baixou os juros para a operação. Com isso, apesar de os veículos já estarem disponíveis, a operação terá de esperar para que os termos do contrato sejam modificados – com a inclusão de taxas menores. A queda nos juros – que passaram de 5% para 2,5% ao ano – vai gerar uma economia de R$ 68 mil por ônibus, cerca de 11,3% do valor do hibribus, estimado em R$ 600 mil.

Em 2011, a prefeitura comprou 60 ônibus híbridos da Volvo. Dez entrarão em funcionamento neste sábado com a linha do Interbairros I e outros 20 serão implementados até 20 de outubro nas linhas Detran/Vicente Machado, Água Verde/Abranches, Ju­­ve­­vê/Água Verde e Jardim Mer­cês/Guanabara. Os trinta restantes entram em circulação em 2013. Os veículos consomem 35% menos combustível, além de reduzirem a emissão de poluentes em até 90%.

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