• Carregando...
Curitiba teve dias de sol e temperaturas acima da média neste fevereiro de 2017 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Curitiba teve dias de sol e temperaturas acima da média neste fevereiro de 2017| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A sensação de que o tempo em Curitiba está mais quente do que o habitual para um dia de verão não é só impressão. Segundo o Instituto Meteorológico Climatempo, a cidade teve em 2017 o fevereiro mais quente em 14 anos. A média da temperatura máxima do mês – 29,2°C - ficou 3,4°C acima do considerado referência para o mês - 25,8°C.

A média da temperatura mínima na capital também teve acréscimo. Ao invés de manter o padrão para fevereiro, de 16,3°C, os termômetros marcaram, em média, uma temperatura mínima de 18,8°C – cerca de 2,5°C acima do convencional.

Esse cenário, explica a meteorologista Josélia Pegorim, é resultado de um sistema atmosférico que bloqueou o ingresso de ar polar na região Sul do estado. Chamado de ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), esse sistema costuma oscilar entre o Brasil e o continente africano. “Neste fevereiro, ficou mais próximo do nosso país e teve uma atuação prolongada no Sul. A frente fria e o ar polar não conseguiram chegar nem a Curitiba nem a Porto Alegre. A alta pressão reduziu a umidade do ar, a nebulosidade e a condição para chuvas”, relata Josélia.

Por conta da atuação do ASAS sobre a região, outras capitais do Sul também sentiram o calorão de fevereiro. Em Porto Alegre (RS), por exemplo, a média das mínimas foi de 22,5°C – 1,7°C acima do normal para fevereiro. Já em Florianópolis (SC), a média das temperaturas máximas marcada pelos termômetros ficou em 31,1°C, o equivalente a 2,7°C a mais que o registrado em anos anteriores no mesmo mês.

O bloqueio atmosférico, conforme a meteorologista, terminou junto com fevereiro. Com isso, a previsão é que março tenha nos próximos dias ar polar chegando até o Paraná. Essa condição vai refletir diretamente nas temperaturas, que devem cair pelo menos 4°C na semana que vem. “Não quer dizer que não teremos dias quentes, com 30°C de máxima em março. Haverá dias assim até abril. Mas se espera que chova mais e haja essa entrada de ventos frescos de origem polar, que vão ajudar a refrescar Curitiba”, assinala Josélia.

Ainda segundo o Climatempo, passado o fim de semana, os termômetros devem começar a marcar na capital, já na terça-feira (7), mínima de 18°C e máxima de 24°C. Estão previstas chuvas a qualquer hora do dia ao longo da semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]