Quase 115 mil crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Curitiba neste sábado (18), dia da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Segundo a Central de Vacinas, da secretaria municipal de saúde, foram aplicadas 113.801 doses, o que significa que 99,6% das crianças menores de cinco anos e residentes na capital foram imunizadas.

CARREGANDO :)

Curitiba contou com 310 locais de vacinação e 2,5 mil pessoas envolvidas na campanha. Com o número de crianças vacinadas, a capital superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 108 mil vacinas. A segunda etapa da campanha será no dia 13 de agosto.

Doença

Publicidade

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. A pólio não faz vítimas em Curitiba desde 1985 e no Paraná desde 1986. Em 1994, o país recebeu da O rganização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

As crianças devem continuar a receber a vacina pois o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.