No dia 25 de maio, Curitiba vai participar do evento Dia do Desafio. A iniciativa faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física em benefício da saúde e bem-estar. O objetivo é que a cidade consiga mobilizar o maior número de pessoas para a prática de uma atividade física durante o dia.
Como ocorre todos os anos, a capital paranaense terá como adversária uma cidade de outro país na disputa. Para este ano, o desafio será contra a Región de Los Lagos, no Chile, que tem uma população de aproximadamente 794 mil habitantes. Apesar da grande diferença entre o número de moradores, o resultado é medido proporcionalmente entre a quantidade de praticantes das atividades e de pessoas que vivem no local.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá em 1983 e é divulgado pela Tafisa, entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O evento é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. Na capital paranaense, o Dia do Desafio é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Além de Curitiba, outros 347 municípios paranaenses vão participar da edição de 2011. Maringá e Paranaguá terão duelos contra as venezuelanas Cabimas e Páez, respectivamente. Já Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Guarapuava, além de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terão como adversárias as cidades mexicanas de Tlaneplanta de Baez, La Paz, Cajeme, Nacajuca, Macuspana e Comonfort e Tuxtla Gutiérrez.
Em 2010, Curitiba venceu a disputa com Caracas, capital da Venezuela, com a participação de 790.914 pessoas em atividades físicas, o equivalente a 42,72% da população. De acordo com a prefeitura, um palco será montado na Boca Maldita no dia 25 para a apresentação de academias de dança, ginástica, bandas e outras atividades. Também serão oferecidas atividades nos 24 Centros de Esporte e Lazer da capital.
Para registrar a prática da atividade física é possível ligar para o número 0800 643 6690 que vai cuidar exclusivamente da contabilização. Também será possível registrar pelo site www.sescpr.com.br, entre 0h e 21 horas. O participante pode fazer o registro individual ou de um grupo de pessoas. Mais informações no site do Sesc de São Paulo.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião