Um novo modelo de ônibus híbrido elétrico será desenvolvido e testado em Curitiba. O protocolo de intenções de eletromobilidade na Linha Verde foi assinado na manhã desta terça-feira (28) entre a prefeitura, a Volvo do Brasil, UTFPR e operadores do sistema. O veículo, que será articulado, vai operar 70% no modo elétrico e 30% com outra fonte de energia diesel ou biodiesel. A previsão é de que o veículo comece a circular pela capital no primeiro semestre de 2016. O projeto é bancado pela empresa e por um instituto sueco de inovação, sem custos para o município.
O veículo será desenvolvido pela Volvo, que contará com o apoio técnico de professores e pesquisadores da UTFPR. Curitiba, assim, passa a integrar o City Mobility, projeto global de eletromobilidade da montadora e se une às cidades de Estocolmo (Suécia), Londres (Reino Unido), Edimburgo (Reino Unido), Luxemburgo (Bélgica), Hamburgo (Alemanha), Montreal (Canadá), Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile), Xangai (China), Bangalore (Índia) e Iskandar (Malásia), que também testarão o veículo.
O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, destaca que esse é um momento simbólico, de início de nova fase do transporte coletivo, que busca por soluções sustentáveis. Já o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, destacou a parceria entre a empresa e a cidade, lembrando que foi na capital paranaense que nasceu o modelo biarticulado da montadora, que hoje é solução em outros países. "Mais uma vez, Curitiba consegue trazer os melhores técnicos para a cidade e faz transferência de tecnologia", afirma.
O prefeito Gustavo Fruet (PDT) destaca que esse é um passo importante a favor da inovação e que as parcerias firmadas irão beneficiar toda a sociedade.