Vídeo| Foto: Reprodução Rede Globo

A temperatura média deste mês em Curitiba – 23,5ºC – é, por enquanto, a maior registrada nos últimos dez anos, para o mês de março, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. Mas a previsão de chuva forte para amanhã, com a ocorrência de temporais, promete diminuir um pouco o calor enfrentado durante toda a semana pelos curitibanos.

CARREGANDO :)

Ontem, Curitiba teve um dos dias mais quentes de 2007, com temperatura máxima de 31,4ºC. Segundo o Simepar, a semana deve começar com temperaturas mais amenas – a máxima será de 28ºC na capital, na segunda-feira –, devido ao aumento da nebulosidade.

A previsão para hoje na capital é de tempo abafado, com a possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia. A máxima pode chegar a 31ºC. Por conta da onda de calor, os meteorologistas imaginavam que ontem poderia ter sido o dia mais quente do ano na capital. Porém, a temperatura registrada de 31,4ºC não ultrapassou os 31,6ºC de 23 de fevereiro. O pico no estado foi em Antonina, com máxima de 39,1ºC.

Publicidade

Para driblar o calor de ontem, cada um inventou a sua maneira. Os cinco membros da família Kozan (foto) aderiram ao tradicional sorvete ao passear no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Já a aposentada Terezinha Iunditsch, 60 anos, utilizou o guarda-chuva para se proteger do sol e bebeu muita água. "Tenho problema de bronquite, que ataca quando está muito quente", diz.

O supervisor médico da unidade de urgência e emergência do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Roberto Cruz Marquetti, chama a atenção para dois cuidados com a saúde nestes dias de calor intenso: manter o corpo hidratado, com a ingestão de dois a três litros de água por dia, e nunca levantar rápido, quando estiver sentado ou deitado, para não provocar queda de pressão. "Nessa época, aumenta muito o atendimento no hospital por queda de pressão devido ao calor", alerta.