Uma curitibana de 73 anos que mora em Lima, no Peru, e passaria as férias em Curitiba, está desaparecida desde a manhã de quarta-feira (29), após desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Nádia Kira Podleskis deixou a capital peruana na madrugada de quarta e chegou a São Paulo por volta das 10h. O desembarque foi confirmado pela companhia Lan Peru. Ela seguiria para a rodoviária, no Terminal Tietê, onde pegaria um ônibus com destino a Curitiba, mas a família não teve mais notícias.
A sobrinha Iara Teixeira conta que a tia pensou na possibilidade de visitar uma amiga que mora na capital paulista antes de viajar para Curitiba. "O que nós sabemos é que ela não tinha conseguido falar com esta amiga e seguiria do aeroporto direto para a rodoviária onde iria pegar o ônibus para Curitiba", explica Iara. O filho de Nádia, que também mora no Peru, não foi localizado pela família.
Segundo familiares, Nádia sempre telefona ou encontra formas de avisar os parentes, caso alguma mudança de planos aconteça. Professora de língua francesa na Universidade Ricardo Palma, no Peru, Nádia viajou com um amigo peruano, um curandeiro chamado Cristobal. Segundo Iara, a família ainda não sabe o que pode ter acontecido. "Temos a confirmação que ela chegou a São Paulo, mas depois disso não recebemos mais informações", diz. Iara ainda lembra que o amigo peruano da tia é uma pessoa simples, que não fala português e provavelmente não avisaria a família caso alguma coisa acontecesse.
A professora ainda não tinha passagem para Curitiba comprada. A sobrinha informou que a família fez contato com as empresas de ônibus que operam no trecho São Paulo-Curitiba. "A Viação Cometa disse que não há registro de embarque no nome de Nádia, a Itapemirim ainda está buscando as informações", conta Iara.
A Polícia Civil de São Paulo foi comunicada sobre o suposto desaparecimento e já iniciou uma varredura para tentar localizar a professora. Quem tiver notícias ou alguma pista sobre Nádia pode entrar em contato com a Polícia Civil de São Paulo pelos telefones (11) 2445-2221, 3311-3238, 3315-0151 ou 3311-3262.