Punição do STJD a Onaireves Moura foi severa e pode piorar ainda mais| Foto: Pedro Serápio / Gazeta do Povo

Ainda não é hora dos paranaenses guardarem os cobertores e agasalhos. A massa de ar polar, que tem causado a onda de frio, está se afastando para o Oceano, mas ainda deixa a temperatura baixa em todo estado nesta quinta-feira (31). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as rajadas de vento deixam a sensação térmica ainda menor. Os curitibanos vão enfrentar mínimas de 4ºC logo pela manhã e no meio da tarde a temperatura pode chegar a 15ºC. Mais frio sentirão os moradores de regiões do Sul do estado. Em Palmas a previsão é de 1ºC e Inácio Martins de 2ºC.

CARREGANDO :)

O risco de formação de geadas ainda é grande em diversas as regiões do Paraná. Em Curitiba e região metropolitana, além de cidades do Sul e Campos Gerais, ainda há possibilidade de geadas fortes. No Oeste, a previsão é de que o fenômeno aconteça com menor intensidade.

As temperaturas mais amenas do estado devem ser registras no Litoral e no Noroeste. Paranaguá terá mínima de 11ºC e máxima de 20ºC. Em Maringá, os termômetros registram mínimas 7ºC e podem subir até 21ºC.

Publicidade

Na sexta-feira (1), as temperaturas sobem um pouco. As mínimas serão de 4ºC e 5º em Palmas e Curitiba. A máxima será 18ºC nas duas cidades. A elevação poderá ser sentida mais intensamente no Oeste e Litoral. Foz do Iguaçu a variação é de 9ºC até 24ºC. Em Morretes, os termômetros começam o dia indicando 14ºC e podem chegar a 25ºC.

O Simepar prevê possibilidade de pancadas de chuva leve no sábado(2). "No fim de semana uma nova massa de ar frio chega ao estado e deve derrubar novamente as temperaturas já no começo da próxima semana", explica o meteorologista Fernando Mendes.

Recorde de frio

Maio termina com o registro das temperaturas mais baixas para o mês desde 1999. Pelo menos 27 cidades paranaenses bateram o recorde de mínimas, segundo registro do Simepar. A quarta-feira registrou o dia mais frio do ano no estado. As temperaturas chegaram a -4ºC em Inácio Martins e -3,4ºC em Palmas. Porém, a sensação térmica era ainda mais baixa com as rajadas de vento e chegou a 16º negativos nas cidades do Sul. Curitiba registrou 0ºC pela manhã, mas os moradores sentiram na pele a sensação de -4ºC.