Altevir Cardoso, doando sangue: brincadeira nas redes sociais gerou parceria entre prefeituras| Foto: César Machado/Gazeta do Povo

Os curitibanos mostraram ter amor nas veias. Por ocasião do "Casamento vermelho" – evento que, ontem, marcou oficialmente a união virtual entre as prefeituras de Curitiba e Rio de Janeiro –, dezenas de pessoas participaram do mutirão para a doação de sangue promovido pela administração pública. Desde o início da manhã, doadores enfrentaram fila nos locais do Hemobanco, no bairro Bigorrilho, para entregar seu próprio "presente".

CARREGANDO :)

"Foi um dia atípico. A nossa média é de 100 doadores, mas hoje, com certeza, iremos ultrapassar essa meta", comenta a enfermeira Márcia Biernaski Boaron. A iniciativa, denominada "Mostre que você tem amor nas veias", foi realizada também na capital fluminense e chamou a atenção da população, gerando, ao longo do dia uma grande movimentação.

A ação nasceu de uma brincadeira despretensiosa surgida nos últimos dias, nas redes sociais. O perfil de Facebook da prefeitura do Rio sugeria "casamento" com o perfil de Curitiba. Rapidamente, a brincadeira virou conversa séria e incentivou as duas administrações e a população a realizar boas ações para comemorar o evento e selar a união.

Publicidade

"Apesar de ser um doador há muitos anos, fazia tempo que não vinha. Essa campanha da prefeitura foi um incentivo para eu voltar a doar", afirma o profissional de informática Altevir Cardoso. "É a primeira vez que vejo tanta gente aqui", complementa a advogada Alessandra Cervellini, que é doadora há 20 anos e não sabia do mutirão.

Para celebrar o casamento, a prefeitura elaborou também uma lista de presentes, que pode ser consultada no Facebook utilizando o #ListaDaNoiva. Empresas da capital paranaenses se mobilizaram para atender aos pedidos e se comprometeram nos próximos dias a realizar diversas ações como limpar 20 paredes pichadas, levar 50 crianças ao cinema e plantar 321 árvores.

Grafite sela união

Uma intervenção artística foi realizada ontem na trincheira da Alameda Augusto Stellfeld, na esquina com a Rua Dr. Muricy, em homenagem à união das prefeituras. O grafite, criado pelo artista AUMA, representa uma inédita paisagem carioca-curitibana: a silhueta do pão de açúcar foi enriquecida com um dos símbolos da capital paranaense, as araucárias.