Pelo segundo ano consecutivo, o curso pré-vestibular Dom Bosco está aplicando um teste para avaliar o nível de estresse dos seus alunos. Com base no cruzamento dos resultados de um questionário e de um indicador metabólico, pesquisadores do Laboratório de Fisiologia do Exercício Físico da Faculdade Dom Bosco analisam se os estudantes apresentam um quadro de estresse crônico. Em seguida, dão orientações para reduzir ou prevenir a tensão pré-vestibular.
"Uma pessoa estressada perde de 22% a 26% da sua capacidade de concentração", revela Júlio César Bassan, mestrando em Fisiologia do Exercício e um dos coordenadores da pesquisa. "Ao tomar conhecimento do seu nível de estresse com antecedência, o estudante pode tomar medidas para aliviar a tensão."
O teste é semelhante ao feito com atletas de alto rendimento. Uma gota de sangue do dedo do aluno é retirada e inserida num equipamento de alta tecnologia, que fornece o resultado em menos de um minuto. "Os atletas mais relaxados normalmente são os que apresentam os melhores resultados", afirma Bassan. Cerca de 25% dos alunos do Dom Bosco serão avaliados até o dia 28. (LP)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião