Os motoristas paranaenses que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltaram a ter a possibilidade de optar entre fazer a prova no Detran ou apenas freqüentar o curso de 15 horas-aula em uma auto-escola nesta quarta-feira (26). A alternativa estava suspensa desde agosto, quando passou a vigorar a portaria estadual 147, determinando a obrigatoriedade da realização da prova também para quem freqüentasse o curso.
A portaria foi revogada pelo Departamento Nacional de Trânsito. O Detran acatou a decisão e pretende oferecer mais uma opção para quem quiser fazer as aulas de direção defensiva e primeiros socorros: os órgões do Sistema S (Sesi, Senac, Sebrae, Sest, Senat e Sesc) que se credenciarem e atenderem às exigências dos órgãos de trânsito poderão oferecer o curso.
Quem já possui o curso de primeiros socorros e direção defensiva ou já passou por reciclagem está dispensado das aulas presenciais ou da prova, desde que apresente certificado ou cópia autenticada no momento da renovação. A taxa para a renovação é de R$ 50,88. Segundo o Detran, o dinheiro é para cobrir despesas com o exame médico e a emissão do documento.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora