Desde ontem, os motoristas paranaenses que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltaram a ter a possibilidade de optar entre fazer a prova no Detran ou apenas freqüentar o curso de 15 horas-aula em uma auto-escola. A alternativa estava suspensa desde agosto, quando passou a vigorar a Portaria Estadual 147, determinando a obrigatoriedade da realização da prova também para quem freqüentasse o curso.
A portaria foi revogada pelo Departamento Nacional de Trânsito. O Detran acatou a decisão e pretende oferecer mais uma opção para quem quiser fazer as aulas de direção defensiva e primeiros socorros: as entidades do Sistema S (Sesi, Senac, Sebrae, Sest, Senat e Sesc) que se credenciarem e atenderem às exigências dos órgãos de trânsito poderão oferecer o curso.
A advogada Karla Coelho Martins, especializada em Direito de Trânsito, espera que as entidades do sistema S sejam realmente capacitadas para exercer a nova função. "Elas terão de ter instrutores e funcionar como uma auto-escola. Não podemos esquecer que os centros de formação de condutores trabalham com funcionários experientes. Por outro lado, será benéfico porque as auto-escolas terão que melhorar sempre. Tomara que a concorrência não seja desleal, já que são empresas subsidiadas pelo governo e poderão oferecer preços menores."
Quem já possui o curso de primeiros socorros e direção defensiva ou já passou por reciclagem está dispensado das aulas presenciais ou da prova, desde que apresente certificado ou cópia autenticada no momento da renovação. A taxa para a renovação é de R$ 50,88. Segundo o Detran, o dinheiro é para cobrir despesas com o exame médico e a emissão do documento.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião