Desde ontem, os motoristas paranaenses que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltaram a ter a possibilidade de optar entre fazer a prova no Detran ou apenas freqüentar o curso de 15 horas-aula em uma auto-escola. A alternativa estava suspensa desde agosto, quando passou a vigorar a Portaria Estadual 147, determinando a obrigatoriedade da realização da prova também para quem freqüentasse o curso.
A portaria foi revogada pelo Departamento Nacional de Trânsito. O Detran acatou a decisão e pretende oferecer mais uma opção para quem quiser fazer as aulas de direção defensiva e primeiros socorros: as entidades do Sistema S (Sesi, Senac, Sebrae, Sest, Senat e Sesc) que se credenciarem e atenderem às exigências dos órgãos de trânsito poderão oferecer o curso.
A advogada Karla Coelho Martins, especializada em Direito de Trânsito, espera que as entidades do sistema S sejam realmente capacitadas para exercer a nova função. "Elas terão de ter instrutores e funcionar como uma auto-escola. Não podemos esquecer que os centros de formação de condutores trabalham com funcionários experientes. Por outro lado, será benéfico porque as auto-escolas terão que melhorar sempre. Tomara que a concorrência não seja desleal, já que são empresas subsidiadas pelo governo e poderão oferecer preços menores."
Quem já possui o curso de primeiros socorros e direção defensiva ou já passou por reciclagem está dispensado das aulas presenciais ou da prova, desde que apresente certificado ou cópia autenticada no momento da renovação. A taxa para a renovação é de R$ 50,88. Segundo o Detran, o dinheiro é para cobrir despesas com o exame médico e a emissão do documento.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora