Com demanda em baixa, o curso de Formação Docente com aproveitamento de estudos foi extinto pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). A decisão pegou de surpresa futuros alunos e colégios que já organizavam turmas para o próximo ano.
O curso é voltado para quem já conclui o Ensino Médio. São dois anos de aulas com disciplinas específicas do magistério. Outro curso, também chamado Formação Docente, mas com duração de quatro anos no qual não há reaproveitamento de disciplinas, não será extinto.
Em nota, a APP-Sindicato afirma que há demanda para o curso em diversas regiões do estado. Por isso, a APP propôs a Seed que o curso continuasse pelo menos nas cidades onde há alunos. "Onde houver demanda é para fazer o processo normal e enviar o pedido para abertura de turma", diz a Secretaria Educacional da APP-Sindicato, Walkíria Mazeto. Pelo acordo, o curso só será ofertado em cidades que conseguirem fechar turma de no mínimo 35 alunos, segundo a APP.
A orientação da APP é para que todas as escolas protocolem o pedido para abertura de novas turmas junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) e enviem cópia da solicitação para o sindicato. Com o curso, professores podem atuar na educação infantil e até o 5.º ano do Ensino Fundamental.
Em algumas cidades do interior, a exemplo de Telêmaco Borba, professores chegaram a fazer um protesto contra o fechamento do curso.