O curta-metragem A Fábrica, escrito e dirigido pelo cineasta baiano Aly Muritiba, ganhou dois prêmios no Brazilian Film & TV Festival of Toronto (BRAFFTv 2011), no Canadá. O filme, uma coprodução entre a RPC TV e a produtora Grafo Audiovisual, venceu nas categorias de melhor filme de curta e média metragem e melhor ator, pela performance do protagonista, Andrew Knoll.
A Fábrica conta a história de um preso que convence a própria mãe a contrabandear um telefone celular para dentro do presídio. O curta foi filmado em formato de vídeo e finalizado em película 35 milímetros.
Desde seu lançamento, o curta-metragem vem ganhando espaço em festivais consagrados, sendo selecionado, por exemplo, para o 44.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Festival do Rio 2011; Asian International Film Festival, na Coreia do Sul; e 20.º Festival de Biarritz, na França.
O filme ganhou duas versões: uma para a tevê, para o quadro "Casos e Causos", do programa Revista RPC, e outra para o cinema. Em quatro anos, a RPC TV já produziu cerca de 160 curtas-metragens em conjunto com produtoras independentes.
A Fábrica pode ser assistido na íntegra no site do programa Revista RPC, no link http://video.globo.com/videos/rpctv-revistarpc.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora