• Carregando...

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), José Manoel de Macedo Caron Júnior, garantiu ontem que o custo com a abertura e manutenção de duas turmas de 1.ª série nos sistemas de 8 e 9 anos não será repassado aos pais de alunos. "Isso não vai repercutir, porque o custo não vai ser tão grande assim para as escolas particulares. Manter duas salas não será problema", afirma.

No entanto, ele diz que alguns colégios, cujo número de alunos é mais baixo, estão preocupados com o pouco tempo para implantação do novo ensino fundamental de 9 anos. "Essas escolas vão ter dificuldades financeiras e pedagógicas enormes para fazer essa mudança já em 2007". O Sinepe também acredita que 2008 seria um tempo mais razoável para a adoção dos 9 anos. "O ano que vem poderia ser de acomodações e preparação, mas quero deixar claro que a gente pretende sempre seguir a legislação e o bom senso. O problema é que nessa hora a legislação está em confronto com o bom senso", diz.

Pela nova lei, os alunos nascidos em 2000 e que completem 7 anos até 1.° de março de 2007, deverão ser matriculados na 1.ª série do sistema atual de 8 anos. Já as crianças que fazem 7 anos a partir de 2 de março de 2007, deverão se matricular na 1.ª série do novo sistema de 9 anos, que promete ter uma proposta pedagógica diferenciada do sistema de 8 anos. (SLD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]