Se depender da boa vontade da população, Curitiba não perderá ninguém para o frio em 2016. Antes mesmo de o inverno chegar, alguns coletivos, iniciativas populares e o poder público já têm mobilizado esforços na capital e no Paraná para ajudar quem precisa.
Um dos exemplos vem da equipe do Curitiba Messenger, empresa de entregas sustentáveis que utiliza apenas bicicletas, e está coletando agasalhos. O estudante Guilherme Akio, 23 anos, um dos seis integrantes desse projeto, afirma que a campanha nasceu da experiência dos próprios desafios no dia a dia. “Se nós passamos frio com roupas térmicas e muitos equipamentos, imagina quem realmente vive nas ruas ou em lugares isolados”, afirma.
A campanha dos amigos empreendedores começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 8 de julho. Eles espalharam caixotes em duas sedes da Academia Gustavo Borges, no prédio da MGM Operadora Turística, na Aldeia Coworking e na Veg Veg – Empório Vegetariano. Toda ajuda será destinada ao Lar Batista da Esperança, que há 27 anos trabalha com jovens abandonados.
Já a Puket – marca que produz meias, pijamas e acessórios – é idealizadora do projeto Meia do Bem, que há três anos transforma pares desencontrados em cobertores. Toda filial da marca guarda uma urna que recebe depósitos de pés únicos, ou até pares completos. As doações são encaminhadas para uma empresa que faz a trituração, higienização e a transformação disso tudo em um cobertor. Quarenta pares de meia viram uma manta nova. A campanha acontece de maneira ininterrupta durante todo o ano.
Os cobertores recém-saídos do forno são encaminhados para diversas instituições cadastradas na empresa. Cerca de 400 mil pares já geraram 10 mil cobertores no decorrer desses três anos.
Além desses, vários outros projetos trabalham para acalentar a cidade. Conheça alguns:
Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho é uma parceria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac junto a seus 61 sindicatos filiados e ao Instituto GRPCOM. “Onde há calor há mais vida” é a iniciativa de 2016, 8ª edição da campanha. O Exército Brasileiro e a Gazeta do Povo apoiam essa ação.
A campanha acontece entre os dias 20 de abril e 12 de agosto em 32 cidades do Paraná. Postos de arrecadação estão localizados em unidades de serviço do Sesc e do Senac, além de pontos disponibilizados em condomínios pelo Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) em Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. No ano passado, 352.824 peças foram arrecadadas e 331 instituições sociais foram atendidas. Entre 2009 e 2014, mais de 1 milhão de peças foram arrecadadas.
Doe Calor
A campanha oficial da Prefeitura de Curitiba é a maior do estado e acontece entre os meses de maio e agosto. São 582 pontos de coletas em 71 bairros da cidade e na Região Metropolitana. A campanha de 2016 já recebeu mais de 36 mil peças, o que possibilitou 19 mil atendimentos. A ação é uma parceria da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania.
Além disso, a Doe Calor tem uma parceria logística com a 99Taxis. Dos mais de 500 pontos de coleta na cidade, a 99Taxis recolhe doações em 140 deles, ligados à prefeitura (unidades de saúde, centros de referência da assistência social, etc). Além disso, os taxistas também recebem doações e encaminham para a Doe Calor. Quem chamar um táxi pelo aplicativo, também pode doar.
Espalhe Calor
A campanha Espalhe Calor atende em média 180 municípios por ano, com a distribuição de 805,5 mil cobertores para 414,3 mil famílias. São 2,5 milhões de peças de roupas, agasalhos e calçados, além de 8,4 mil colchões. As doações podem acontecer nas lojas Daju, no Shopping Curitiba, na RICTV, em agências do Banco do Brasil em todo o estado, e nas sedes do Provopar Estadual (Batel e na Vila Guaíra).
Pequeno Cotolengo
O Pequeno Cotolengo acolhe pessoas com deficiências múltiplas, abandonadas pelas famílias ou em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua há 50 anos em Curitiba e oferece mais de 43 mil atendimentos anuais em 13 especialidades da saúde. A instituição promove uma campanha do agasalho e também coleta doações.
Campanha do Ministério Público do Paraná
Voltada a membros, servidores e estagiários do MP-PR, além de familiares, amigos e a todos que queiram contribuir, a campanha tem a duração de dois meses e é desenvolvida em dezesseis comarcas: Curitiba, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Toledo, Paranavaí, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Apucarana, Pato Branco, Maringá, Arapongas, Umuarama, Campo Mourão e União da Vitória.
No passado, foram arrecadadas 6.308 peças em todo o estado, entre cobertores, agasalhos, calçados, meias e acessórios de inverno. Em Curitiba também foram feitas doações em dinheiro: montante de R$ 10.467,38, empregados na compra de 700 cobertores, 459 pares de meias e 94 peças íntimas.
Quer ajudar e ainda está em dúvida? Escolha uma campanha:
Curitiba Messenger
Academia Gustavo Borges (Barigui) - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85 - Campina do Siqueira.
Academia Gustavo Borges (Mercês) - Rua Antônio Grade, 563 - Vista Alegre.
MGM Operadora Turística - Rua Visc. do Rio Branco, 1358 – Centro - 19º andar.
Aldeia Coworking - Av. Cândido de Abreu, 381 - Centro Cívico.
Veg Veg - Rua Visconde de Nácar, 655 – Mercês.
Puket
Pátio Batel - Lj. 321 - Av. do Batel, 1868 – Batel.
Shopping Mueller - Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico.
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Campina do Siqueira.
Campanha do Agasalho
Mais informações no site do Sesc.
Doe Calor
Mais informações no site do Doe Calor.
Espalhe Calor
Mais informações com o Provopar.
Campanha do Ministério Público do Paraná
Mais informações no site do MP-PR.
Pequeno Cotolengo
Mais informações no site do Pequeno Cotolengo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião