Combater a violência política cometida contra as mulheres é um dos objetivos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Por isso, as equipes do Ligue 180 serão capacitadas para receber denúncias desse tipo e garantir o atendimento adequado a todas elas. De acordo com a explicação do ministério, caracteriza violência política a prática que “impede ou restringe o acesso e exercício de funções públicas ou induz a mulher a tomar decisões contrárias à própria vontade", explica a pasta.
Mulheres que foram eleitas, aquelas que são candidatas a cargos eletivos ou públicos, as que são dirigentes de conselhos de classe, de empresas estatais ou que exercem algum tipo de representação política podem ser alvo desse tipo de violação. E ela pode ocorrer por meio de várias formas de agressão, sejam elas físicas, psicológicas, econômicas, simbólicas ou sexuais contra as mulheres.
Por isso, de acordo com a ministra Damares Alves, é importante “lutarmos para que esses espaços sejam seguros para as mulheres. Por isso, combater o preconceito e o estranhamento por meio de ações de conscientização é fundamental", disse a titular da pasta.
As ações para combater a violência política fazem parte do projeto “Mais Mulheres na Política”, que divulga informações sobre o processo eleitoral e quer estimular a participação das mulheres nas eleições municipais deste ano. O projeto terá a divulgação de vídeos e cartilhas sobre o tema e também contará com a realização de lives com especialistas.
De acordo com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a expectativa é que ao menos uma mulher seja eleita em cada município brasileiro.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião